reabilitação terceira idade

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

TENHA BEM ESTAR NA TERCEIRA IDADE

Bem-estar na Terceira Idade
O idoso saudável é aquele que está bem física, mental e espiritualmente, mantendo-se ativo e produtivo

Uma vez o famoso escritor russo Liev Tolstoi disse que "A velhice é a maior surpresa (desagrádavel) para o homem". De certa forma, ele tinha razão. Entretanto, com o avanço da Medicina, já é possível chegar à terceira idade desfrutando de uma boa saúde ou seja, estar ativo e bem física, mental e espiritualmente. Para o geriatra do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Luiz Antônio da Silva Sá, para chegar com boa saúde na terceira idade é preciso ter conscientização e prevenção muito antes do que se imagina. “É na infância que começa o aprendizado para criar bons hábitos para ter um envelhecimento saudável. No Japão, por exemplo, a Geriatria Preventiva começa aos seis anos de idade. Num país como o nosso deve se iniciar o mais breve possível, não passando da juventude”, afirma. Geralmente é por volta dos 60 anos que os idosos sentem as mudanças no organismo. Começam a conviver com a diminuição da visão e da audição, alterações da memória e odontológicas, insônia entre outras características. Aceitar e saber lidar com as modificações inerentes ao envelhecimento é o primeiro passo para viver bem. Segundo o médico Luiz Antônio, um dos maiores problemas é que o idoso, de maneira geral, é um desidratado crônico. “Percebemos que esses pacientes ingerem pouco líquido. O ideal é tomar, no mínimo, um litro e meio de água ou suco natural, por dia”. A alimentação deve ser farta de frutas e verduras e reduzida de açúcar e sal. Outros ítens também são indispensáveis, como: manter-se produtivo, ter convívio social, fazer atividade física e ter bom relacionamento familiar. Para o médico, deve-se evitar afastar o idoso do seu meio familiar. A sugestão é frequentar centros de convivência, clubes da terceira idade, mas evitar asilos. Doenças da Terceira Idade: Há doenças que, mesmo com a prevenção, podem surgir na terceira idade principalmente as de cunho genético, como diabetes e osteoporose. Porém, tomando alguns cuidados, essas doenças podem ter seus efeitos minimizados. De acordo com o Dr. Sá devemos levar em conta que o envelhecimento depende de dois fatores básicos: o genético (imutável) e o meio ambiente, que pode ser mudado a nosso favor. Segundo o Ministério da Saúde as do...

Clique aqui : www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
email : nelson_enfermagem@hotmail.com


segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

SAÚDE SEMPRE AMOR AO PROXIMO

http://hojeamecordei.blogspot.com.br/2012/05/20-de-maio-dia-do-tecnico-em-enfermagem.html
www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
cliquem aqui


CONVIVENDO UM POUCO MAIS COM ESSA PROFISSÃO E RESPEITANDO Á VOCÊ MESMO E AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE PRONTO PARA ATENDER SUAS NECESSIDADES PARABÉNS PROFISSIONAIS DA SAÚDE CONTINUEM FAZENDO O SEU TRABALHO VOCÊ É MUITO IMPORTANTE PARA AQUELES QUE PRECISAM DE VOCÊS

POSTADO 24/12/2012 AS 00HS58
EMAIL: nelson_enfermagem@hotmail.com
b.apocalipse@yahoo.com.br

fone : 993662013

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

EVENTOS 2013 ( PREPARANDO VENCEDORES )

http://www.atividadefisica.net/corridas-gratis/ clique aqui
www.reabilitacaodesaude.blogspot.com

A CRIANÇA NO ESPORTE

O esporte é uma das poucas atividades da vida infantil na qual se pode participar intensamente . A prática esportiva , desde a infância , beneícia de modo sigificativo o desenvolvimento da criança não só nos aspéctos físico e mental , como tambén , no psicológico . É por volta dos doze anos que a criança pratica alguma atividade esportiva atinge seu auge . Pesquisas em Psicologia do Desenvolvimento indicam que essa idade e a época anterior a ela , podem representar um periodo crítico no que se refere á autoeestima e o ao desenvolvimento social .

Ao contrário do que diz a crença popular , a participação em esportes organizados , não é automaticamente benéfica para a criança . Liderança , espirito esportivo , desenvolvimento da personalidade , assim como do social não ocorrem de forma mágica por meio da mera participação .
Esses benefícios para serm válidos exigem uma supervisão adulta , competente , de lideres que entendem as crianças e sabem como estruturar programas que forneçam experiências de aprendizagem positivas . Um primeiro passo importante para ser um lider de esportes infanto-juvenil qualificado é entender a piscologia dos jovens atletas . É bom lembrar que as crianças têm necessidades de treinamentos especiais muito diferentes das necessidades dos adultos .













EMAIL : nelson_enfermagem@hotmail.com
fone : 993662013



ESPORTES E DESENVOLVIMENTO

Uma publicação da SAEP Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica logo SAEP
EDIÇÃO ESPECIAL Caderno de Psicologia Desportiva


Artigo


Crianças e Esportes, uma Questão de Entrosamento
da Redação do Planeta Vida (www.planetavida.com.br)
RIO DE JANEIRO - Seja para ocupar a vida dos filhos enquanto os pais trabalham, seja para manter os jovens em um ambiente saudável e longe das drogas ou ainda para iniciar a criança em uma atividade física, o esporte se faz cada vez mais presente. Clubes, academias, escolinhas... os locais para a prática e as modalidades oferecidas são tantos que os pais podem se perder na hora da escolha. Mas como matricular seu filho no esporte adequado?
Psicólogos alertam para os perigos de obrigar as crianças a fazer o que não querem e sugerem como os pais devem proceder para não forçar a barra. Até porque nem todo mundo vai ser um Ronaldinho, um Gustavo Kuerten, uma Ana Moser, um Fernando Scherer ou uma Hortência. Pode até ser que seu filho venha a ser um grande atleta, mas isso vai depender apenas da aptidão e esforço do praticante.
Um dos problemas relacionados ao esporte e que envolve pais e filhos é a falta de tempo. Hoje, é comum que pai e mãe trabalhem fora e, com isso, tenham pouco tempo para as crianças. A solução para muitos pais é encher o pequeno de atividades para que ele não fique sozinho e se mantenha ocupado. E uma das atividades é a prática do esporte. Mas cuidado: é fundamental procurar saber o gosto de seu filho, entendê-lo e respeitá-lo. A pior coisa que pode acontecer é a criança ser obrigada a praticar determinado esporte.
"É importante um diálogo franco e aberto, em que os pais se mostrem realmente curiosos para conhecer e contribuir para o autoconhecimento de seus filhos", explica Andréa Miranda, psicóloga especializada em esporte e com passagens por várias equipes das Forças Armadas, seleção brasileira de tênis de mesa e divisões amadoras de futebol do Fluminense.

Pais frustrados podem afastar as crianças do esporte

Uma situação perigosa e nem tão rara assim ocorre quando os pais, em função de alguma frustração ou vontade pessoal, não só determinam qual esporte seu filho irá praticar como também exigem um desempenho de alto nível. Alguns até mesmo fazem pressão para que a criança alcance bons resultados em competições.

"Ao projetar seus desejos nos filhos, os pais certamente estarão deixando de vê-los como eles realmente são e o que realmente desejam para si", alerta Andréa Miranda. A psicóloga explica que competir também faz parte do esporte, mas os pais devem ver na atividade física de seus filhos não uma maneira de conquistar medalhas, mas "uma forma privilegiada de investir na formação da criança".
Coagir uma criança a praticar um esporte contra sua vontade pode ter conseqüências negativas. "Este fato pode causar um profundo desgosto pelo esporte, em alguns casos para toda a vida", explica o psicólogo João Ricardo Cozac, presidente do CEPPE - Centro de Estudo e Pesquisa da Psicologia do Esporte (www.ceppe.com.br), com sede em São Paulo, e professor responsável pelo curso de Psicologia no Esporte do Instituto Mackenzie.
Ele conta que muitas pessoas que não gostam de praticar esporte tiveram pais que as obrigaram a praticar alguma modalidade na infância. "Esta atitude, em alguns casos, se deve a experiências que foram positivas para os pais, que acabam, então, projetando em seus filhos expectativas que não fazem parte do mundo das crianças, mas de seu próprio universo e histórias de vida", diz Cozac.

Os benefícios do esporte para as crianças vão desde a formação até a saúde física e mental

Os pais devem entender que o mais importante ao iniciar seus filhos na vida esportiva é saber o bem que isso pode fazer à criança, independentemente de vitórias ou troféus. Aprendizagens fundamentais e que serão úteis para o resto da vida incluem a construção de uma maior consciência de si mesmo, de seus potenciais e limites, além de desenvolver a forma de lidar com o outro, seja parceiro, adversário, técnico, professor ou mesmo torcedor. "Fundamentais para se viver numa sociedade como a nossa", completa Andréa Miranda.

Além disso, a prática de esportes desde a infância traz benefícios para toda a vida e evita problemas que podem vir a aparecer somente na fase adulta. "O esporte é uma fonte rica em relacionamentos e ótimo para a saúde física e mental. Distúrbios futuros como altos níveis de colesterol, problemas de pressão e, em alguns casos, dificuldades de relacionar-se em grupo podem ser evitados com a prática de algum esporte pela criança", avisa João Ricardo Cozac.

Tempo nunca é demais na hora de decidir a modalidade a seguir

Sem pressa e sem pressão. Escolher o esporte que seu filho irá praticar no futuro deve ser uma tarefa criteriosa. Individuais ou coletivos, lutas, danças... um grande número de possibilidades deve ser levado em consideração. E a participação efetiva dos pais é ajuda indispensável.

Para Andréa Miranda, é fundamental que os pais, junto com seus filhos, dediquem o tempo necessário para a escolha não apenas do esporte, mas também de um local adequado e, principalmente, de um profissional de educação física qualificado para contribuir para a boa formação de seus alunos.
Além disso, muitas vezes as crianças menores ainda não têm discernimento e precisam muito de ajuda para conhecer as possibilidades e escolher o que será melhor para elas. "Por isso, é importante que os pais propiciem as vivências necessárias ao amadurecimento dessa escolha através da prática de um ou mais esportes", ensina Andréa Miranda.
A criança deve escolher o esporte que vai praticar com total liberdade. A melhor forma de descobrir qual esporte é o melhor para seu filho é deixar que a iniciativa pela escolha parta dele. Nessa hora, o que vale é o gosto pessoal. "É fundamental que os pais deixem um espaço para que este gosto possa se manifestar naturalmente, sem que haja pressões de qualquer nível", explica João Ricardo Cozac.

A psicologia pode ser valiosa na hora de ajudar pais e filhos

Num país como o Brasil, em que um único esporte merece a esmagadora atenção da mídia, é complicado mostrar às crianças que, muitas vezes, a escolha pelo futebol é muito mais uma questão cultural do que de gosto pessoal. E até mesmo os pais são influenciados por isso. Muitos pais fanáticos por futebol têm dificuldades em permitir que seus filhos optem por outro caminho.

Não só em casos de escolha como nos problemas envolvendo pressões por resultados, a ajuda de um psicólogo pode ser fundamental. "Neste caso, o profissional pode prestar um serviço importante, revelando os processos inconscientes produzidos por pais que projetam seus ideais não concretizados na figura dos filhos", ensina Cozac.
A palavra de ordem é liberdade de escolha. Para que as crianças cresçam próximas ao esporte e desfrutem de seus benefícios e para que a relação pais-filhos não seja abalada por uma decisão arbitrária. O papel dos pais é apenas mostrar as possibilidades. Cabe à criança escolher o que lhe parece mais interessante de acordo com suas preferências individuais. Afinal, o que teria acontecido se o cestinha Oscar tivesse sido obrigado pelos pais a jogar futebol?

da Redação do Planeta Vida (www.planetavida.com.br)

Inscreva-se nos Cursos à Distância da SAEP:





Copyright ©1999 - Todos os direitos reservados à SAEP - Sociedade de Análise Existencial e Psicomaiêutica. Webmaster: Jadir Lessa jadirlessa@msm.com.br

SAEP: Rua Conde de Bonfim, 370 Sala 1004 - Tijuca - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20520-054 - Telefax (021) 264-8615
www.reabilitacaodesaude.blogspot.com ( fone : 993662013 )
 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

TEMA ( ESPORTE E SAÚDE ) FORÇA

Esporte e Saúde :orientações para executar as atividades temáticas
As práticas são elementos importantes que podem contribuir para que crianças e adolescentes aprendam a conviver com as diferenças , saibam lidar com  situações de conflito e realizem trabalhos em equipe . Sob esse ponto de vista , atividades lutícas e brincadeiras que muitas vezes fazem parte do repertório cultural do municipio , tambén podem ser ferramentas para garantir o acesso ao lazer para o maior número de pessoas possivel , independente do gênero , classe social e idade .

com a proposta de promover o direito ao esporte e a lazer , além de divulgar o conceito do esporte educacional aos municipios  .

O mobilizador será a pessoa de referêrencia para discutir as atividades relacionadas ao tema , incentivar a participação da comunidade e cuidar dos registros das ações realizadas . IMPORTANTE : todas as ações devem ter o apoio de todas as pessoas do municipio .

Importante : É fundamental incentivar a participação de vários segmento da comunidade no grupo de trabalho , especialmente , a de adolescente e jovens .
Se possivel , envolva aquelas pessoas que participaram na execução das atividades temáticas .

Além de auxiliar o mobilizador no desenvolvimento das atividades , o grupo de Trabalho , deverá estimular o registro das atividades , por meio de fotografias , videos , depoimentos peças de comunicação entre outros .

É essencial que o grupo de trabalho se organise e defina as regras de funcionamento , deverá elaborar um cronograma de reuniões , além de criar um plano de Trabalho , documento que irá conter os detalhes sobre as atividades a serem desenvolvidas , como por exemplo : prazos recursos e responsáveis .

Desenvolvimento as attividades

1. Levantamento sobre o tema :

Uma das atividades a serem realizadas no tema Esporte e Saúde é o levantamento sobre o esporte no municipio . A proposta desta ação é mapear a situação das práticas esportivas nas cidades , comompor exemplo, os investimentos feitos pelos órgãos públicos nessa área . os recursos disponiveis e as parceiras existentes .

Dicas importante :

O  Diagnósticos da situação da infancia e adolescencia , elaborando para realização do Fórum Comunitário e o Plano de ação Municipal podem ser ferramentas importantes para identicar projeto
programas politicos sociais e recursos disponiveis para área de esporte .

O levantamento deverá ser feito a partir do preenchimento do questionário ( Anexo A ) ,disponivel no Guia Metodológico do tema Esporte e Saúde enviado aos municipios participantes da associação . Este documento permetirá uma avalição sobre as políticas desenvolvidas na sua cidade na área do esporete e lazer .
 
2. Produção de peças de comunicação
 
Outra atividade proposta é a produção de peças de comunicação para mobilizar a população e incentivá-la a participar das discussões e das ações relacionadas ao tema Esporte  e Saúde . Poderão ser desenvolvidos jornais , videos , divulgação na rádio , carro de som ,blogs , redes sociais , entre outros . A intenção é que a comunidade possa acompanhar o que está sendo desenvolvido no municipio e consiga identificar formas de participação .
 
Dicas :
 
. Os municipios deverão elaborar pelo menos uma peça de comunicação para mobilizar a população
   local
. Procure envolver grupos de jovens comunicadores no processo de produção das peças de
  comunicação
 
. Escolha o meio de comunicação de acordo com a realidade do municipio para que se possa atingir o
  maior número de pessoas possivel
 
. Pense qual é o público que quer atingir antes de criar a peça de comuinicação
 
. Divulgue as informações na zona urbana e rural .
 
. Arquive o material produzido para auxiliar na apresntação do tema durante a execusão .  
 
 
3 . Cirquito de Esorte e saúde :
 
A terceira atividade proposta é a realização de um cirquito de Esporte e Saúde , Este evento deve ser um dia de programação com diferentes atividades recreativa , em diversos espaços ( praças , ginásio , ou parques ) , garantindo a diversidade de publico .
 
Os eventos deverão ser realizados pelo grupo responsável com da associação ou patrocinador , que deverá pensar quais publicos serão convidados , quais atividades serão desenvolvidas , quais recursos materiais necessários e quais parcerias poderão ser feitas no municipio ou o no local .
 
É muito importante mobilizar toda a comunidade e divulgar o conceito do esporte inclusivo e lazer como direito de crianças e adolescentes . Desse modo , pode-se criar uma percepção sobre as práticas esportivas , em que todos podem participar , brincar e se divertir .
 
4 . Audiência Pública .
 
A última atividade proposta para o Tema Esporte e Saúde é a realização de uma Audiência Pública . Esta ação tem como objetivo promover o dialago da sociedade com o poder público para avaliar quais investimentos têm sido realizados pela administração municipal na área do esporte .
 
Trata-se de uma oportunidade de garantir recursos para a área do esporte no Plurianual , na lei e Diretrizes Orçamentárias e na lei Orçamentaria Anual . Para que isso ocorra , é importante ter acesso ao Orçamento Público e dialogar com alguns atores sociais , como vereadores , secretários , prefeito , conselheiros municipais e outros .
 
Dicas para o Grupo de Trabalho :
 
. Para realizar a audiência , é interesante enviar um convite formal aos públicos interessados na
  elaboraçao de uma política do esporte no municipio
 
. Use peças de comunicação para mobilizar a população e incentivar a participação da mesma na 
  audiência .
 
. Prepare uma programação com os assuntos que serão discutidos durante a Audiência .
 
. Garanta o espaço de participação e a fala de todas as pessoas que queiram se pronunciar durante o 
  evento .

. Use o levantamento do esporte ( Anexo A ) para repensar as politicas no municipio .

. Produza uma ata com os registros das discussões realizadas na Audiência .

. Repasse para sociedade os assuntos que foram discutidos durante o evento


IMPORTANTE : PARCEIRO É MUITO IMPORTANTE REPENSAR AS POLITICAS PÚBLICAS NA ÁREA DO ESPORTE E IDENTIFICAR SE AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES TÊM OS SEUS DIREITOS GARANTIDOS QUANTO ÁS ATIVIDADES RECREATIVAS E AO LAZER . MOBILIZE A POPULAÇÃO DA SUA CIDADE E INCENTIVE A DISCUSSÃO SOBRE O TEMA

ESPORTE E SAÚDE

GRATO PELA ATENÇÃO E A DISPOSIÇÃO DE ESTAR TENDO A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAÇÃO .

NELSON SANTOS  
 
 
 
  
 

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

VOCÊ NÃO PRECISA PASSAR POR ESSA SITUAÇÃO

http://vimeo.com/40550012 ( clique aqui )
www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
PERSONAL TRAINER
NELSON SANTOS
EMAIL : nelson_enfermagem@hotmail.com
b.apocalipse@yahoo.com.br
fone : 993662013

















VOCÊ PODE EVITAR DE FAZER PARTE DESSE GRUPO .

















QUANTOAS VEZES NÓS VEMOS ESSA SITUAÇÃO PENSE BEM NA SUA SAÚDE .



postado as 18hs 47min











ESPORTE E SAÚDE


quinta-feira, 6 de Dezembro 2012


  Esporte Saúde




Promover o esporte como um direito do cidadão, esse é o objetivo do ESPORTE SAÚDE,é iniciativa da Associação dos enfermeiros e socorristas o projeto acontecerá em breve ,  no municipio das cidades brasileiras. Ao longo do dia, serão realizadas inúmeras atividades esportivas, atendimentos de saúde preventiva e ações educativas para todas as idades. Com o tema “Esporte – Um Direito de todo cidadão”, o projeto mobiliza a população com o intuito de incentivar a prática esportiva como ferramenta de educação, qualidade de vida e inclusão social.

Em breve, o público poderá participar de oficinas de futebol de areia, capoeira, natação, taekendô, atletismo, arte e pintura, gincanas esportivas, tênis de mesa, tobogã, pula pula, parede de escalada, entre outros.
Garantido por lei desde , o acesso ao esporte e ao lazer é um direito fundamental de todos os brasileiros, além de ser uma maneira de prevenir doenças e garantir a longevidade. Para aproximar o público desse universo e estimular a atividade física como instrumento para uma vida mais saudável, atletas profissionais, voluntários, confederaçes esportivas, instituições e ONGs que atuam com esporte estarão presentes para fornecer informação qualificada.
Além das oficinas esportivas, serão oferecidos serviços gratuitos como aferição da pressão arterial, orientações, palestras e oficinas sobre alimentação saudável, sedentarismo, prevenção de doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. Haverá ainda distribuição de materiais e participação de atletas e outras atividades.
Fonte:



0 comentários:






Atividades com a 5ª e 6ª série Circuito Educação Física Professor Erivel...participativo ( www.reabilitacaodesaude.blogspot.com

 brincadeiras para desenvolver suas habilidades mental psicologica e fisica divirta-se com diciplina
http://sitededicas.ne10.uol.com.br/atividades.htm