PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO E DOS FATORES DE RISCO ASSOCIADOS AO SEDENTARISMO.********..SABEMOS QUE A VIDA DO SER HUMANO É MUITO CHEIO METAS, ELE BUSCA STATUS NO MEIO DA MAIORIA DAS PESSOAS E ACABA DEIXANDO A SUA SAUDE DE LADO COMO SE ELA NÃO TIVESSE TANTA IMPORTANCIA GANHAR MUITO DINHEIRO PARA GASTAR COM MUITO REMÉDIOS, COMO EVITAR ISTO**************
* O AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL COM A IDADE NÃO REPRESENTA UM COMPORTAMENTO BIOLOGICO NORMAL. PREVENIR ESSE AUMENTO CONTISTUI O MEIO MAIS EFICIENTE DE COMBATER A HIPERTENSÃO ARTERIAL, EVITANDO AS DIFICULDADES E O ELEVADO CUSTO SOCIAL DE SEU TRATAMENTO E DE SUAS COMPLICAÇÕES. COMBATER A HIPERTENSÃO É PREVENIR O AUMENTO DA PRESSÃO PELA REDUÇÃO DOS FATORES DE RISCO EM TODA A POPULAÇÃO E NOS GRUPOS COM MAIS RISCOS DE DESENVOLVER A DOENÇA.
O APARECIMENTO DA HIPERTENSÇAO É FAVORECIDO POR EXECESSO DE PESO, SEDENTARISMO, A ELEVADA INJESTÃO DE SA, BAIXA INJESTÃO DE POTÁSSIO E CONSUMO EXECESSIVO DE ÁLCOOL. NO GRUPO DE PRESSÃO LIMITROFE TAMBÉM CONTRIBUEM PARA O AUMENTO DO RISCO CARDIOVASCULAR AS DISLIPIDEMIAS, INTOLERANCIA A GLICOSE E DIABETE , TABAGISMO, MENOPAUSA E ESTRESSE EMOCIONAL...************.
MEDIDAS PREVENTIVAS.
PESO CORPÓREO.
O EXECESSO DE PESO AUMENTA DE DUAS A SEIS VEZES O RISCO DE HIPERTENSÃO.
(A) ENQUANTO A DIMINUIÇÃO DE PESO EM NORMOTENSOS REDUZ A PRESSÃO E INCIDENCIA DE HIPERTENSÃO>( B) RECOMENDA-SE MANUTENÇÃO DO PESO IDEAL COM INDICE DE MASSA CORPÓREA ( PESO EM QUILOGRAMAS DIVIDIDO PELO QUADRADO DA ALTURA EM METROS ) ENTRE 20 E 25 KG/M EMPREGANDO AUMENTO DA ATIVIDADE FISICA .***
RECOMENDAÇÃO POPULACIONAL.
** TABELA 1- RECOMENDAÇÃO DE ATIVIDADE FISICA.
TODO O ADULTO DEVE REALIZAR PELO MENOS 30 MINUTOS DE EXERCICIOS FISICOS MODERADOS DE FORMA CONTINUA OU ACUMULADA NA MAIORIA DOS DIAS DA SEMANA.
**B) COM PEQUENAS MUDANÇAS NO COTIDIANO, TAIS COMO UTILIZAR ESCADAS EM VEZ DE ELEVADORE, ANDAR, EM VEZ DE USAR O CARRO PRATICAR ATIVIDADES DE LAZER EXEMPLO > COMO DANÇAR.
RECOMENDAÇÃO INDIVIDUALIZADA
TIPO- EXERCICIOS DINAMICOS ( CAMINHADA, CORRIDA, CICLISMO, DANÇA ,NATAÇÃO) .
FREQUENCIA: 3 A 5 VEZES POR SEMANA.
DURAÇÃO: 30 A 60 MINUTOS CONTINUOS ( INDIVIDUOS COM PRESSÃO LIMITROFE OU OBESIDADE 50 A 60 MINUTOS) .
INTENSIDADE MODERADA ( ESTABELECIDA DE FORMA:
-SIMPLES CONSEGUIR FALAR DURANTE OS EXECICIOS
-PRECISA CONTROLOLAR AFREQUENCIA CARDÌACA ( FC ) DURANTE O EXECICIO:
-SEDENTÀRIOS- % RECOMENDADA DA FC DE RESERVA ( FC RES) = 50 E 70 %
-CONDICIONADOS- % RECOMENDA DA FC RES= 60 E 80 %
PARA O CALCULO DA FC DE TREINAMENTO , UTILIZAR A FÓRMULA:
{ FC TREINAMENTO = FC( MAX - FC REP) x % RECOMENDADA DA FC RES+ FC REP
( FC DE RESERVA = FC MAX- DE REPOUSO
( FC MAXÍMA ( FC MAX) = MEDIDA NO TESTE ERGOMÉTRICO OU CALCULADA POR 22O- IDADE
( FC REPOUSO ( REP ) = MEDIDA APÓS 5 MINUTOS DE REPOUSO DEITADO
EXERCICIO RESISTIDO.
- PODEM SER REALIZADOS MAS EM ASSOCIAÇÃO AOS AERÓBIOS, POIS SEUS EFEITOS SOBRE A PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO NÃO SÃO CONCLUSIVOS.
ATIVIDADE FISICA
HÁ RELAÇÃO INVERSA ENTRE O GRAU DE ATIVIDADE FISICA E A INCIDÊNCIA DE HIPERUTENSÃ0 ( B ) O EXERCICIO FISICO REGULAR REDUZ A PRESSÃO SISTÓLICA = DIASTÓLICA EM 3|2 MMHG EM NORMOTENSOS, SENDO A QUEDA PROPORCIONAL Á PRESSÃO ARTERIAL INICIAL ( A ) , O QUE RECOMENDA SUA PRÁTICA , COMO EXPOSTO NA TABELA 1.
- INGESTÃO DE SAL E POTÁSSIO
AO LADO DO CONTROLE DE PESO E DA ATIVIDADE FISICA REGULAR, REDUZIR AINGESTÃO DE SAL É UMA DAS MEDIDAS DE MAIOR IMPACTO NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ( B ) POIS ASSOCIA-SE Á MENOR ELEVAÇÃO ANUAL DA PA ( B ) . E PROMOVE QUEDA PRESSÓRICA PROPORCIONAL Á DIMINUIÇÃO DO TEOR DE SÓDIO ( B ).
A DIETA HABITUAL DO BRASILEIRO CONTÉM 10 A 12 G DE SAL DIA . É SAUDAVEL INGERIR 6 G DIA DE SAL ( 4 COLHERES DAS DE CAFÉ RASAS DE SAL ( 4 G ) E 2 G DE SAL PRESENTE NOS ALIMENTOS NATURAIS ), REDUSINDO O SAL ADICIONANDO AOS ALIMENTOS, EVITANDO O SALEIRO Á MESA E ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.
A DIETA RICA EN VEGETAIS E FRUTAS CONTÉM 2 A 4 G DE POTÁSSIO POR DIA E PODE SER ÚTIL NA REDUÇÃO DA PRESSÃO E NA PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL ( B ).
OS SUBSTITUTOS DO SAL CONTENDO CLORETO DE POTÁSSIOE MENOS CLORETO DE SÓDIO ( 30 % A 50 % ) SÃO ÚTEIS PARA REDUZIR A INGESTÃO DE SÓDIO E AUMENTAR A DE POTÁSSIO.
INGESTÃO DE ÁLCOOL.
INDIVIDUOS ABSTÊMIOS NÃO SER INDUZIDOS A BEBER . PARA OS CONSUMIDORES DE ÁLCOOL , A INGESTÃO DE BEBIDA ALCOÓLOICA DEVE SER LIMITADA A 30 G ÁLCOOL DIA = 1 GARRAFA DE CERVEJA ( 5% DE ÁLCOOL, 600 ML ) , = 2 TAÇAS DE VINHO ( 12% DE ÁLCOOL , 250 ML ) = 1 DOSE ( 42 % DE ÁLCOOL, 60 ML ) DE DESTILADOS ( UÍSQUE, VODCA, AGUARDENTE ) . ESSE LIMITE DEVE SER REDUZIDO Á METADE PARA HOMENS DE BAIXO PESO , MULHERES , INDIVIDUOS COM SOBREPESO E \ OU TRIGLICÉRIOS ELEVADOS . O CONSUMO DIÁRIO MAIOR QUE AS QUANTIDADES DESCRITAS E \ OU GRANDE QUANTIDADE DE BEBIDA ALCOÓLICA EM UM UNICO DIA ASSOCIAM-SE A RISCO CARDIOVASCULAR ELEVADO.
NÃO DEVEMOS MISTURAR ESPORTE COM BEBIDAS ALCOÓLICAS PORQUE OOS RESULTADOS IRÃO SER NEGATIVOS, E VOCE NÃO IRA GOSTAR DE SENTIR-SE UM DERROTADO , AO LADO VOCE TEM UM EXEMPLO, PRATIQUE SAÚDE PARA O SEU BEM ESTAR.
TABELA 2 RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS
PREFERIR -ALIMENTOS COZIDOS , ASSADOS, GRELHADOS OU REFOGADOS.
- TEMPEROS NATURAIS LIMÃO , ERVAS , ALHO , CEBOLA ,SALSA
- VERDURAS , LEGUMES , FRUTAS , GRÃOS ,E FIBRAS-----------------
PREPARADAS SEM PELE FICA BOM.------------------------
PRODUTOS LÁCTEOS E DESNATADOS---------------------.
LIMITAR-
- SAL
- ALCOOL
- GEMA DE OVO NO MAXIMO POR SEMANA
- CRUSTÁCIOS
- MARGARINAS DANDO PREFERENCIAS ÁS CREMOSAS
EVITAR-
- AÇÚCARES E DOCES
- FRITURAS
-DERIVADOS DE LEITE NA FORMA INTEGRAL COM GORDURA
-CARNES COM GORDURAS APARENTES E VICERAS
- ALIMENTOS PROCESSADOS E INDUSTRIALIZADOS EMBUTIDOS , CONSERVAS ENLATADOS DEFUMADOS E SALGADOS DE PACOTE.
RECOMENDAÇÕES DIETÉTICAS
A DIETA DEVE CONTER BAIXO TEOR DE GORDURA, PRINCIPALMENTE SATURADAS, BAIXO TEOR DE COLESTEROL E SÓDIO E ELEVADO TEOR DE POTÁSSIO E FIBRAS. O VALOR CALÓRICO TOTAL DEVE SER AJUSTADO PARA OBTENÇÃO E MANUTENÇÃO DO PESO IDEAL. A OBSERVANÂCIA GLOBAL DA DIETA É MAIS IMPORTANTE QUE O SEGUIMENTO DE MEDIDAS ISOLADAS ( TABELA 2 ).
DISLIPIDEMEMIAS
HIPERCOLESTEROLEMIA E HIPERTRICERIDEMIA COM ( HDL ) - COLESTEROL BAIXO SÃO IMPORTANTES FATORES DE RISCO CARDIOVASCULAR ( B ) . AS METAS ATUAIS .( TABELA 3 ) DO CONTROLE DO PERFIL LIPÍDICO ( D ) SÃO CLASSICADAS DE ACORDO COM O RISCO DE UM EVENTO CORONÁRIO AGUDO EM DEZ ANOS.
A BASE DE CONTROLE DAS DISLIPIDEMIAS É REPRESENTADA POR MUDANÇAS DIETÉTICAS, COM REDUÇÃO DO CONSUMO DE GORDURA E SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS GORDURAS SATURADAS POR MONO E POLINSATURADASE REDUÇÃO DA INGESTÃO DIÁRIA DE COLESTEROL ESSAS MUDANÇAS DEVEM SER COMPLEMENTADAS PELA PRÁTICA DE ATIVIDADES FISICAS REGULARES, INTERRUPÇÃO DO TABAGISMO E MODERAÇÃO NO CONSUMODE BEBIDAS ALCOÓLICAS ( D ) PARA INDIVIDUOS COM HDL- COLESTEROL BAIXO ( < 40 MG DL NOS HOMENS E > E 50 MG DL NAS MULHERES ) E OU TRIGLICERIDES ELEVADOS , RECOMENDA-SE REDUZIR O PERCENTUAL DED CARBOIDRATOS EM FAVOR DE UM AUMENTO NO CONSUMO DE GORDURAS, RESPEITANDO O VALOR CALÓRICO TOTAL DA DIETA E OS RESPECTIVOS PERCENTUAIS DOS DIFERENTES TIPOS DE GORDURA . ( D ).
A AUSENCIA DE RESPOSTA A ESSAS MEDIDAS IMPLICA O USO ASSOCIADO DE HIPOLIMIANTES, GERALMENTE DE USO CONTINUO. PARA A HIPERCOLESTEROLEMIA , SÃO INDICADAS AS VITAMINAS ( D) . PARA A HIPERTRIGLICERIDEMIA , ISOLADA OU ASSOCIADA Á DIMINUIÇÃO DO HDL - COLESTEROL, RECOMEND´-SE O USO DE FIBRATOS ( D ). EM CERTOS CASOS DE HIPERLIDEMIA MISTA , É NECESSÁRIA A ASSOCIAÇÃO DE AMBOS , RECOMENDANDO QUE SEJA FEITO POR ESPECIALISTA , DEVIDO Á PROBABILIDADE DE EFEITO COLATERAL DE MAIOR RISCO.
TABELA 3 - CLASSIFICAÇÃO DO RISCO CARDIOVASCULAR E METAS DE CONTROLE DO PERFIL LIPIDICO
BAIXO RISCO
< 10%
< 200.
<130.
>40..
<150
MÉDIO RISCO
10 % < 20%
< 200.
<130.
>40.
<150.
ALTO RISCO.
<.200% ---
<200...
<100..
>40.
<150
INTOLERANCIA A GLICOSE E DIABETE MELITO.
SÃO CONDIÇÕES FREQUENTWMENTE ASSOCIADAS Á HIPERTENSÃO ARTERIAL, FAVORECENDO A OCORRENNCIA DE DOENÇAS CARDIOVASCULARES E COMPLICAÇÕES DO DIABETE .SUA PREVENÇÃO TEM COMO BASE A DIETA HIPOCALÓRICA , A PRATICA REGULAR DE ATIVIDADES FISICAS AERÓBIAS E A REDUÇÃO DE INGESTÃO DE AÇUCAR SIMPLES . ESSAS MEDIDAS VISAM TAMBÉM Á MANUNTESÃO DA PRESSÃO ARTERIAL ABAIXO DE 13\80. MGHG.
TABAGISMO
RECOMENDA-SE A INTERUPÇÃO DO TABAGISMO PORQUE ELE SE ASSOCIA A MAIOR INCIDENCIA E MORTALIDADE DAS DOENÇAS CORONÁRIA , CEREBROVASCULAR E VASCULAR DE EXTREMIDADES. NO ENTANTO , ESA MEDIDA PROPICIA AUMENTO DE PESO , QUE PODE FAVORECER O AUMENTO DA PRESSÃO ARTERIAL.
ASSIM. A SUSPENSÃO DO TABAGISMO DEVE SER ACOMPANHADA DE RESTRIÇÃO CALÓRICA E DE AUMENTO DA ATIVIDADE FISICA PARA EVITAR GANHO DE PESO. A EXPOSIÇÃO AO FUMO- TABAGISMO PASSIVO- , TAMBEM CONTISTUI FATOR DE RISCO CARDIOVASCULAR QUE DEVE SER EVITADO .
MENOPAUSA .
A DIMINUI´ÇÃO DA ATIVIDADE ESTROGENICA APÓS A MENOPAUSA AUMENTA O RISCO CARDIVASCULAR . O EFEITO DA REPOSIÇÃO HORMONAL SOBRE ESSE RISCO AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE ESTABELECIDO , ATÉ QUE ESTUDOS ADICIONAIS SEJAM CONCLUIDOS , A IDICAÇÃO DE REPOSIÇÃO HORMONAL DEVE SER INDIVIDUALIZADA DE ACORDO COM OS RISCOS E BENEFICIOS RELATIVOS Á SAUDE GLOBAL DA MULHER..
ESTRESSE EMOCIONAL.
O ESTRESSE EMOCIONAL PODE AUMENTAR A PRESSÃO ARTERIAL , MAS NÃO ESTA COMPROVADO O SEU PAPEL NA GÊNESE DA HIPERTENSÃO . NÃO OBSTANTE , TECNICAS DE RELAXAMENTO E DE ACONSELHAMENTO PESSOAL PODEM SER UTEIS PARA O CONTROLE DO ESTRESSE .
ESTRATEGIAS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE MEDIDAS PREVENTIVAS .
AS MUDANÇAS NO ESTILO DE VIDA SÃO DE DIFICIL IMPLEMENTAÇÃO . AS SUGESTÕES LISTADASA SEGUIR SÃO AS QUE APRESENTAM POSSIBILIDADE DE EXITO EM UM CAMPO QUE AINDA INCLUI INUMEROS DESAFIOS . A PARCERIA DAS SOCIEDADES CIENTIFICAS GOVERNAMENTAIS , NÃO - GOVERNAMENTAIS E A COMUNIDADE É INDISPENSAVEL PARA ASSEGURAR A OPERCIONALIDADE DESSAS AÇÕES EM AMBITOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
AÇÕES EDUCACIONAIS DEVEM SER DIRIGIDAS A;
= PROFISSINAIS DE SAÚDE .
=ALUNOS DE ESCOLAS PROFISSIONALIZANTES,.
=ALUNOS DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAUS,.
=PESSOAL DE INTITUIÇÕES E EMPRESAS.
=COMUNIDADE......................
AÇOES DE CONSCIENTIZAÇÃO SÃO DE DESENVOLVIDAS POR;.
= CAMPANHAS DE ESCLARECIMENTOS ATRAVÉS DA MIDIA,.
CAMPANHAS TEMÁTICAS PERIÓDICAS , COMO DIA MUNICIPAL , ESTADUAL E OU NACIONAL DA HIPERTENSÃO, SEMANA DA HIPERTENSÃO ETC.
CORRER DESSAS DOENÇAS É FUNDAMENTAL QUE TENHAMOS PRATICAS ESPORTIVAS
.