Beneficiário/Visitantes
|
|
|
Medidas de prevenção da obesidade em crianças e adolescentes
O sobrepeso e a obesidade em criancas e adolescentes é um grave problema de saúde pública, com inúmeras implicacões negativas sobre a saúde e o bem estar na idade adulta.
Especialistas enumeram orientações visando à prevenção deste grave problema:
-Limitar o consumo de bebidas contendo açúcar.
-Limitar o consumo de alimentos com alto valor energético e baixo teor nutricional, como doces, balas, sorvetes e biscoitos.
-Aumentar o consumo diário de frutas e verduras diariamente (recomenda-se 9 porções diárias, com quantias que variam de acordo com a idade).
-Limitar o tempo na frente da televisão, videogames e computadores. A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças não assistam televisão antes dos 2 anos de idade e, após esta idade, que não assistam mais de duas horas de televisão por dia. Aparelhos de televisão, videogames e computadores devem ser retirados dos quartos, embora a relação entre obesidade e o tempo dispendido com esses aparelhos, não seja bem estabelecida. A limitação destes hábitos, em geral, aumenta o gasto calórico diário.
-Tomar o café da manhã diariamente.
-Limitar a ingestão alimentar em restaurantes e lanchonetes do tipo fast food.
-Estimular que pais e filhos façam suas refeições juntos. As refeições realizadas como os familiares costumam ser de melhor qualidade nutricional e associam-se a uma menor prevalência de obesidade, assim como outros problemas psicossociais, além de limitar a quantidade calórica em cada refeição .
-Ingerir diariamente um a dieta rica em alimentos com cálcio (leite, queijo e outros derivados do leite, nozes, uva, cereais integrais, nabo, couve, chicória, feijão, lentilha,etc...).
-Ingerir uma dieta rica em fibras (cereais, frutas, legumes e verduras).
-Ingerir uma dieta balanceada em termos de macronutrientes (gorduras, carboidratos e proteínas em proporções adequadas para cada idade).
-Estimular a amamentação até 6 meses de idade.
-Promover atividade física moderada a intensa por no mínimo 60 minutos por dias. |
|
|