1 - DESCRIÇÃO DA DOENÇA - a doença causada pelo virus da hepatite ( HEV ) é denominada hepatite E, ou hepatite não - B transmitida por via entérica, Outros nomes incluem hepatite não- A não- B fecal - oral, e hepatite não - B epidemica. Essa doença não deve ser confundida com outras hepatites também denominadas hepatites não - A não - B transmitidas por via parenteral. como ahepatite C ou outras . A hepatite causada por HEV é clinicamente similar aoquadro produzido pela hepatite A. Os sintomas incluem indisposição. anorexia, dor abdominal, artralgia e febre . A dose infectante não é conhecida . A taxa de letalidade é similar á da hepatite A , de 0,1 a 1%, exceto em grávidas , onde a taxa pode alcançar 20% entre aquelas infectadas durante o terceiro trimestre de gravidez . São conhecidos casos esporádicos e surtos pelo HEV.
2 - AGENTE ETIOLÓGICO - o vírus da hepatite E é uma particula com um diâmetro de 32 a 34 nm ,que pode ser encontrado nas fezes durante a fase aguda precoce da infecção com um coeficiente de sedimentação de 183 S ( comparado com o da HAV de 157 S ) . O HEV é estruturalmente similar ao calicivirus.
3 - OCORRENÇIA - a hepatite E ocorre em ambas as formas epidemica e esporádica, principalmente em paises ou áreas com saneamento básico inadequado.São frequentes os surtos devido ao consumo de água contaminada , ainda que haja casos registrados esporádicos ou mesmo epidemias sem evidencias claras da fonte de transmissão.
4 - RESERVATÓRIO - desconhecido. A ocorrencia de casos esporádicos pode ser a causa da manutenção da transmissão durante os periodos inter epidemicos, contudo não se pode descartar a possibilidade de transmissão através de animais. Sabe- se que o HEV se transmite para chimpanzés, macacos porcos e outros animais.
5 - PERIODO DE INCUBAÇÃO- pode variar de 15 a 64 dias, com uma média de 26 a 42 dias em epidemias . A doença geralmente é leve e se cura em 2 semanas, não deixando sequelas.
6- MODO DE TRANSMISSÃO - principalmente por água contaminada a pessoa - a- pessoa, por via fecal-oral, exstindo também a possibilidade de ser transmitida por outros alimentos. O HEV não tem sido isolado de alimentos. Não há ainda nenhum método disponivel para análise rotineira dos alimentos.
7- PERIODO DE TRANSMISSIBLIDADE -não conhecido O HEV tem sido detectado em fezes atè 14 dias apos o aparecimento da ictericia.
8- SUSCEPTIBILIDADE E RESISTENCIA- a susceptibilidade é desconhecida. Mais que 50% das infecções porHEV são anictéricas e o aparecimento da ictericia parece aumentar com a idade.Mulheres, especialmente no terceiro trimestre de gravidez são sucetiveis a hepatite fuminante. Não há uma explicação para ocorrencia de epidemias em adultos jovens em areas geograficas onde outras viroses entéricas são altamente endemicas e essas infecções ocorrem, em sua maioria, na infancia.
9-DIAGNÓSTICO DA DOENÇA HUMANA E TRATAMENTO- é baseado em carecteriscas epidemiólogicas de surtos e por exclusão de viroses de outras hepatites por testes sorologicas A confirmação requer indentificação de particulas do tipo do virus (de 27-34 nm) por microscopia eletro imune em fezes de pacientes com doença em fase aguda.Os mesmos cuidados gerais e isolamento exigidos na hepatite A são aplicaveis para os doentes e contatos de hepatite B. Não há tratamento especifico. Tambem não esta bem estbelecida a eficácia da imunização.
OBS* CRECHES COM CRIANÇAS MUITO JOVENS, SEM CONTROLE ESFINCTERIANO(USO DE FRALDAS), ONDE A EXPOSIÇÃO ENTERICA ESTA FACILITADA E PODE SER PROLONGADA .B) DEINFECÇÃO CONCORRENTE- DISPOSIÇÃO SANITARIA ADEQUADA DE FEZES. URINA E SANGUE E CUIDADOS DE DESINFECÇÃO E MAXIMA HIGIENE.
C-A EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO QUANDO AS BOAS PRATICAS DE HIGIENE PESSOAL COM ESPECIAL ENFASE NA LAVAGEM RIGOROSA DAS MÃOS APÓS O USO DO BANHEIRO, NA PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS, ANTES DE SE ALIMENTAR.
CONSEGUIREMOS COMBATER ESSAS DOENÇAS
COM UMA BOA HIGIENE. .
HEPATITE A
SINONIMOS:
AMARELÃO,DERRAME DE BILE.
O QUE VENHA SER?
É UMA INFLAMAÇÃO DO FIGADO(HEPATITE) CAUSADA POR UM VIRUS CHAMADO VIRUS DA HRPATITE A (HAV). PELO SEU MODO DE TRANSMISSÃO, ESSE TIPO DE HEPATITE É TIPICO DE ÁREAS MENOS DESENVOLVIDAS., COM MÁS CONDIÇÕES DE HIGIENE E FALTA DE SANEAMENTO BASICO. INCLUINDO A MAIOR PARTE DO BRASIL. PREDOMINA EM CRIANÇAS PEQUENAS (2´A 6 ANOS), POREM INDIVIDUOS QUE TIVERAM A DOENÇA QUANNDO CRIANÇA, PODEM ADQUIRI-LA EM QUALQUER IDADE.
DE QUE MANEIRA SI ADQUIRE?
OCORRE PELA VIA CHAMADA FECAL-ORAL, NA MAIORIA DAS VEZES COM FEZES DE PACIENTES CONTAMINANDO A AGUA DE CONSUMO E OSALIMENTOS. PODE OCORRER TAMBÉM ENTRE PESSOAS QUE UTILIZAM PISCINAS COM AGUA MAL TRATADA E COMPARTILHAM TOALHAS E LENÇÓIS IMPERCETIVELMENTE CONTAMINADOS POR FEZES.
O QUE SENNTE E COMO SE DESENVOLVE?
OS SINTOMAS INCIAIS SÃO VARIAVEIS, PODENDO OCORRER MAL ESTAR GENERALIZADO, DOR NO CORPO, DOR NA PARTE DIREITA SUPERIOR DO ABDOME, DOR DE CABEÇA, CANSAÇO FACIL FALTA DE APETITE E FEBRE.
APÓS, SURGEM, TIPICAMENTE, A COLORAÇÃO AMARELADA DA MUCOSA E DA PELE, A ICTERICIA.A URINA FICA ESCURA, AMARRONZADA,SEMELHANTE A CHÁ FORE OU COCA-COLA, E AS VEZES, REFERIDA COMO AVERMELHADA . AS FEZES CLARAS PODEM FICAR TÃO CLARAS COMO MASSA DE VIDRACEIRO.
UMA COSEIRA PELO CORPO (PLURIDO) SUCEDIDA POR MARCAS DE COÇADURAS E NÃO ANTECEDIDAS POR LESÕES DE PELE OCORRE EM ALGUNS CASOS.
A EVOLUÇÃO GERALMENTE É BENÉFICA. COM ALIVIO DOS SINTOMAS EM 2 A 3 SEMANAS .A RESOLUÇÃO TOTAL E CURA OCORRE EM TORNO DE 2 MESES.
DURANTE A RECUPERAÇÃO PODEM HAVER UMA OU DUAS RECAIDAS DOS SINTOMAS E DASALTERAÇÕES DOS EXAMES , O QUE NÃO PRJUDICA A RECUPERAÇÃO TOTAL DO PACIENTE.
EXPCIONALMENTE, EM MENOS DE 1% DOS CASOS, ACONTECE A EVOLUÇÃO PELA FORMA FUMINANTE, NA QUAL HÁ RÁPIDA PERDA DA FUNÇÃO DO FIGADO, COLOCANDOO PACIENTE EM GRANDE RISCO DE VIDA.
NÃO EXISTE CRONICA DE HEPATITE A, OU SEJA EXETO OS POUCOS CASOS FATAIS ASSOCIADOS Á FORMA FULMINANNTE,O PACIENTE FICA CURADO, SEM SEQUELAS E IMUNIZADO CONTRA FUTURAS EXPOSIÇÕES AO VIRUS. CABE MENCIONAR QUE MUITAS PESSOAS NÃO APRESENTAM SINTOMAS E SÓ DESCOBREM QUE TIVERAM A DOENÇA POR EXAMES DE SANGUE CASUAIS.
DIAGNÓSTICO MEDICO?
JUNTANDO AS QUEIXAS E OS ACHADOS DO CLINICO, O MEDICO SUSPEITA DO DIAGNÓSTICO QUE É CONFIRMADO POR EXAMES DE SANGUE ONDE DETECTAM ALTERAÇÕES HEPATICAS E ANTICORPOS DA FASE AGUDA DA DOENÇA PELO VIRUS DA HEPATITE A.
ALGUNS RESULTADOS DESSES EXAMES INICIAIS E DE SEUS CONTROLES PODEM REVELAR UMA TENDENCIA PARA A FORMA DE EVOLUÇÃO DESFAVORÁVEL, A FORMA FUMINANTE.
* É IMPORTANTE PORTANTO, O USO DE ÁGUA TRATADA OU FERVIDA PARA FINS ALIMENTARES, ALÉM DE SEGUIR RECOMENDAÇÕES QUANDO A PROIBIÇÃO DE BANHOS EM LOCAIS COM ÁGUA CONTAMINADA E O USO DE DESINFETANTES EM PISCINAS.
HEPATITE B.
SINONIMO/NOMES POPULARES.
AMARELÃO,DERRAME DE BILE
O QUE É?
É UMA INFLAMAÇÃO DO FIGADO CAUSADA PELO VIRUS DA HEPATITE B(HBV).
A TRANSFUSÕES DE SANGUE FORAM A PRINCIPAL VIA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA, CIRCUNSTÃNCIA QUE SE TORNOU RARA COM A OBRIGATÓRIA TESTAGEM LABORATORIAL DOS DOADORES. ATUALMENTE. O USO COMPARTILHADO DE SERINGAS. AGULHAS E OUTROS INSTRUMENTOS ENTRE USARIOS DE DROGAS, ASSIM COMO RELAÇÕES SEXUAIS SEM PRESERVATIVO (CAMISINHA) SÃO AS FORMAS MAIS PREOCUPANTES DE CONTAMINAÇÃO NA POPULAÇÃO.
O CONTATO ACIDENTAL DE SANGUE OU SECREÇÕES CORPORAIS CONTAMINADAS PELO VIRUS, COM MUCOSA OU PELE COM LESÕES TAMBÉM TRANSMINTEM A DOENÇA.
GESTANTE( GRAVIDAS ) CONTAMINADAS PODEM TRANSMITIR A DOENÇA PARA OS BEBES, SENDO O PARTO NORMAL OU POR CESARIANA O PRINCIPAL MOMENTO DE RISCO, O QUE PODE SER MINIMIZADO PELO MÉDICO ATRAVÉS DE TRAMENTO ADEQUADO.
O QUE SENTE E COMO SE DESENVOLVE ?
OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES AOS DAS HEPATITES EM GERAL, SE INICIANDOCOM:
* MAL-ESTAR GENERALIZADO
* DORES DE CABEÇA E NO CORPO
* CANSAÇO FACIL
* FALTA DE APETITE
* FEBRE
A O FIINAL DE 10 A 15DIAS OS SINTOMAS GERAIS DIMINUEM MUITO, NA VIGENCIA DA ICTERICIA, QUE TENDE A DESAPARECER EM 6 A 8 SEMANAS EM MÉDIA, SUGERINDO A RESOLUÇÃO DA DOENÇA EM MAIS DE 95% DAS PESSOAS.
A FORMA CLINICA, CHAMADA DE FULMINANTE COM MORTALIDADE DE 60% OCORRE EM MENOS DE 1% DOS PACIENTES QUE ADQUIREM OVIRUS. APOS FASE AGUDA, QUE PODE PASSAR DESAPERCEBIDA, 1A 5% DOS ADULTOS NÃO SE CURAM DA INFCÇÃO E FICAM COM HEPATITE CRONICA. DESSES ,25A 40% PODEM DESENVOLVER CIRROSE E CÃNCER DE FIGADO AO LONGO DE DÉCADAS. EM CRINÇAS O RISCO DA DOENÇA TORNAR-SE CRONICA É BEM MAIOR, CERCA DE 90% EM RECÉM NASCIDOS E 50% DA INFÂNCIA. O RISCO DE DOENÇAS CRONICAS COM MÁ EVOLUÇÃO É MAIOR EMQUEM USA BEBIBA ALCOÓLICA. EM BEBÊS QUE ADQUIREM A DOENÇA NO PARTO E EM PESSOAS COM BAIXA IMUNIDADE(PACIENTES COM AIDS EM QUIMIOTERAPIA OU RADIOTERAPIA, POR EXEMPLO).
COMO IDENDIFICAR O DIAGNÓSTICO?
OS SINTOMAS NÃO PERMINTEM INDENTIFICAR A CAUSA DA HEPATITE. HEPATITES EM ADULTOS ,ESPECIALMENTE SE USUÁRIOS DE DROGAS INJETÀVEIS, HOMOSSEXUAIS OU PESSOAS COM MUITOS PARCEIROS SEXUAIS LEVANTAM A SUSPEITA DE HEPATITE B.
A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA É FEITA POR EXAMES DE SANGUE, ONDE SÃO DETECTADOS ANTICORPOS OU PARTICULAS DO VIRUS DA HEPATITE B.
A BIÓPSIA HEPATICA(RETIRADA DE PEQUENO FRAGMENTO DO FIGADO COM UMA AGULHA PARA ANALISE MICROSCOPCA) PODE SER NECESSÁRIA PARA AVALIAR O GRAU DE COMPROMETIMENTO DO FIGADO. CERTOS CASOS SÓ SÃO DESCORBERTOS NA FASE CRONICA OU NAINVESTIGAÇÃO DA CAUSA DE CIRROSE E CÂNCER DE FIGADO DE UMA PESSOA QUE NÃO SABIA TER HEPATITE.
O TRATAMENTO.
A HEPATITE B AGUDA NÃO REQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ESPECIFICO.RERMEDIOS PARA NAUSEAS, VÔMITOS E COCEIRA,BEM COMO ADMINISTRAÇÃO ENDOVENOSA DE LIQUIDOS PODEM SER USADOOS OCASIONALMENTE.
O REPOUSO NO LEITO NÃO DEVE SER EXIGIDO UMA VEZ QUE NÃO AFETA A EVOLUÇÃO PARA HEPATITE CRONICA OU FUMINANNTE.A INGESTÃO DE ÁLCOOL EM QUALQUER QUANTIDADE É PROIBIDA.
O USO DE QUALQUER MEDICAMENTO DEVE SER ANVALIADO PELO MEDICO, JÁ QUE MUITOS NECESSITAM DE UM BOM FUNCIONAMENTO DO FIGADO PARA SEU DESEMPENHO. A FORMA FUMINANTE DA HEPATITE AGUDA EXIGE CUIDADOS INTENSIVOS EM HOSPITAL. PODENDO NECESSITAR DE TRANSPANTE HEPÁTICO DE URGENCIA. ALGUNS CASOS DE HEPATITE CRONICA NECESSITAM TRATAMENNTO PARA EVITAR A EVOLUÇÃO DA DOENÇA E O RISCO DE DESENVOLVER CIRROSE E SUAS COMPLICAÇÕES.
**********************************************************************************
OBS/ OBSERVAR,CONHECER,E VER COMO O NOSSO CORPO FUNCIONA É UMA DESCORBERTA MARAVILHOSA, É POR ESSES MOTIVOS QUE DEVEMOS NOS CUIDAR O MAXIMO POSSIVEL, COMO UMA BOA HIGIENE, BOA ALIMENTAÇÃO PRATICAS ESPORTIVAS, ACRETITO QUE COM ESSES PARAMETROS PODEMOS TER UMA VIDA MELHOR.
VOCE TROCARIA ESSA MARAVILHA ?
A SUA ESQUERDA
. POR ESSAS
ACREDITO QUE VOCE NÃO FARIA ISSO.
HEPATITE B.
SINONIMO/NOMES POPULARES.
AMARELÃO,DERRAME DE BILE
O QUE É?
É UMA INFLAMAÇÃO DO FIGADO CAUSADA PELO VIRUS DA HEPATITE B(HBV).
A TRANSFUSÕES DE SANGUE FORAM A PRINCIPAL VIA DE TRANSMISSÃO DA DOENÇA, CIRCUNSTÃNCIA QUE SE TORNOU RARA COM A OBRIGATÓRIA TESTAGEM LABORATORIAL DOS DOADORES. ATUALMENTE. O USO COMPARTILHADO DE SERINGAS. AGULHAS E OUTROS INSTRUMENTOS ENTRE USARIOS DE DROGAS, ASSIM COMO RELAÇÕES SEXUAIS SEM PRESERVATIVO (CAMISINHA) SÃO AS FORMAS MAIS PREOCUPANTES DE CONTAMINAÇÃO NA POPULAÇÃO.
O CONTATO ACIDENTAL DE SANGUE OU SECREÇÕES CORPORAIS CONTAMINADAS PELO VIRUS, COM MUCOSA OU PELE COM LESÕES TAMBÉM TRANSMINTEM A DOENÇA.
GESTANTE( GRAVIDAS ) CONTAMINADAS PODEM TRANSMITIR A DOENÇA PARA OS BEBES, SENDO O PARTO NORMAL OU POR CESARIANA O PRINCIPAL MOMENTO DE RISCO, O QUE PODE SER MINIMIZADO PELO MÉDICO ATRAVÉS DE TRAMENTO ADEQUADO.
O QUE SENTE E COMO SE DESENVOLVE ?
OS SINTOMAS SÃO SEMELHANTES AOS DAS HEPATITES EM GERAL, SE INICIANDOCOM:
* MAL-ESTAR GENERALIZADO
* DORES DE CABEÇA E NO CORPO
* CANSAÇO FACIL
* FALTA DE APETITE
* FEBRE
A O FIINAL DE 10 A 15DIAS OS SINTOMAS GERAIS DIMINUEM MUITO, NA VIGENCIA DA ICTERICIA, QUE TENDE A DESAPARECER EM 6 A 8 SEMANAS EM MÉDIA, SUGERINDO A RESOLUÇÃO DA DOENÇA EM MAIS DE 95% DAS PESSOAS.
A FORMA CLINICA, CHAMADA DE FULMINANTE COM MORTALIDADE DE 60% OCORRE EM MENOS DE 1% DOS PACIENTES QUE ADQUIREM OVIRUS. APOS FASE AGUDA, QUE PODE PASSAR DESAPERCEBIDA, 1A 5% DOS ADULTOS NÃO SE CURAM DA INFCÇÃO E FICAM COM HEPATITE CRONICA. DESSES ,25A 40% PODEM DESENVOLVER CIRROSE E CÃNCER DE FIGADO AO LONGO DE DÉCADAS. EM CRINÇAS O RISCO DA DOENÇA TORNAR-SE CRONICA É BEM MAIOR, CERCA DE 90% EM RECÉM NASCIDOS E 50% DA INFÂNCIA. O RISCO DE DOENÇAS CRONICAS COM MÁ EVOLUÇÃO É MAIOR EMQUEM USA BEBIBA ALCOÓLICA. EM BEBÊS QUE ADQUIREM A DOENÇA NO PARTO E EM PESSOAS COM BAIXA IMUNIDADE(PACIENTES COM AIDS EM QUIMIOTERAPIA OU RADIOTERAPIA, POR EXEMPLO).
COMO IDENDIFICAR O DIAGNÓSTICO?
OS SINTOMAS NÃO PERMINTEM INDENTIFICAR A CAUSA DA HEPATITE. HEPATITES EM ADULTOS ,ESPECIALMENTE SE USUÁRIOS DE DROGAS INJETÀVEIS, HOMOSSEXUAIS OU PESSOAS COM MUITOS PARCEIROS SEXUAIS LEVANTAM A SUSPEITA DE HEPATITE B.
A CONFIRMAÇÃO DIAGNÓSTICA É FEITA POR EXAMES DE SANGUE, ONDE SÃO DETECTADOS ANTICORPOS OU PARTICULAS DO VIRUS DA HEPATITE B.
A BIÓPSIA HEPATICA(RETIRADA DE PEQUENO FRAGMENTO DO FIGADO COM UMA AGULHA PARA ANALISE MICROSCOPCA) PODE SER NECESSÁRIA PARA AVALIAR O GRAU DE COMPROMETIMENTO DO FIGADO. CERTOS CASOS SÓ SÃO DESCORBERTOS NA FASE CRONICA OU NAINVESTIGAÇÃO DA CAUSA DE CIRROSE E CÂNCER DE FIGADO DE UMA PESSOA QUE NÃO SABIA TER HEPATITE.
O TRATAMENTO.
A HEPATITE B AGUDA NÃO REQUER TRATAMENTO MEDICAMENTOSO ESPECIFICO.RERMEDIOS PARA NAUSEAS, VÔMITOS E COCEIRA,BEM COMO ADMINISTRAÇÃO ENDOVENOSA DE LIQUIDOS PODEM SER USADOOS OCASIONALMENTE.
O REPOUSO NO LEITO NÃO DEVE SER EXIGIDO UMA VEZ QUE NÃO AFETA A EVOLUÇÃO PARA HEPATITE CRONICA OU FUMINANNTE.A INGESTÃO DE ÁLCOOL EM QUALQUER QUANTIDADE É PROIBIDA.
O USO DE QUALQUER MEDICAMENTO DEVE SER ANVALIADO PELO MEDICO, JÁ QUE MUITOS NECESSITAM DE UM BOM FUNCIONAMENTO DO FIGADO PARA SEU DESEMPENHO. A FORMA FUMINANTE DA HEPATITE AGUDA EXIGE CUIDADOS INTENSIVOS EM HOSPITAL. PODENDO NECESSITAR DE TRANSPANTE HEPÁTICO DE URGENCIA. ALGUNS CASOS DE HEPATITE CRONICA NECESSITAM TRATAMENNTO PARA EVITAR A EVOLUÇÃO DA DOENÇA E O RISCO DE DESENVOLVER CIRROSE E SUAS COMPLICAÇÕES.
**********************************************************************************
VOCE TROCARIA ESSA MARAVILHA ?
A SUA ESQUERDA
. POR ESSAS
ACREDITO QUE VOCE NÃO FARIA ISSO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário