quem corre, principalmente médias e longas distancias , comumente apresenta dor na canela. Essa dor na parte anterior da canela pode ter varias causas e caracteristicas, e é genéticamente chamada de canelite
10% a 15% das lesões que ocorrem em corridas e 60% das lesões que
causam dores nas pernas de atlejtas são algum tipo de canelite.
A dor na canela normalmente esta relacionada ao impacto repetido da corrida, que gera microtraumas nessa parte do corpo. Mas existe também uma série de outras possiveis causas, como fraqueza dos músclulos da perna, calçados esportivos inadequados ou com muito tempo de uso , treinamento sem orientação, sobre-carga de treinos e alinhamento inadequados dos membros inferiores, pés supinados ( quando o atleta apóia mais a parte de fora dos pés ao correr) ou pronados ( quando apóia mais a parte de dentro) .
Esses mecanismos podem gerar diferentes afcções :
1) Tendinopatias ou inflamaçõesdos tendões ocorrem por sobrecarga. Podem ser no tendão tibial posterior ( em corredores que apresentam pé pronado) ou tendão fibular ( em atletas que tem pé supinado) . Os sintomas são inchaço na parte interna e no terço inferior da perna. A dor costuma diminuir com aquecimento, e é pior pela manhã e após os exercícios ;
2) Fraturas de estresse da tibia : acontecem por sobrecarga execessiva, principalmente em corredores de lonnga distancia . A dor pode ocorrer durante a corrida , mas em geral é mais intensa após a atividade e á noite . O diagnóstico de fratura de estresse da tibia exige atenção , pois nem sempre os raios x detectam essa lesão:
3) Sindrome compartimental a perna é formada por quatro compartimentos . Cada um deles é limitado por membranas chamadas facias, que não deixam o músculo se expandir quando incha . As síndromes compartimentais podem ser de origem traumática ou por esforços de repetição , mais comuns em correrdores . A dor ocorre durante a corrida , começando com kuma sensação de queimação e gerando uma pressão na região anterior , que melhora com repouso.
Como prevenir as dores nas canelas
:= Assim que aparecerem os sintomas , procure um ortopedishta especializado na area esportiva para fazer o diagnóstico e o tratamento adequado;
:= Dose bem seu programa de corrida ( distância, frequência e duração ) ,
:= A reabilitação é importante no desaparecimento dos sintomas e na prevençãço de recaidas . Aplicação de gelo, hidroterapia, e exercicios de flexibilidade, resístência e força musclular auxiliam na recuperação do atleta.
:= O uso de tornozeleiras e de calçados com amortecedores de impacto diminui o risco de fraturas de estresse
NOVAMENTE ESTAMOS FALANDO DE PREVENÇÃO , NÃO DEVEMOS CHEGAR AO PONTO DE FAZERMOS COISAS SEM A PREVENÇÃO , ISSO É EM TODOS OS ASPÉCTOS DE NOSSAS VIDAS , FAÇA TUDO COM COERENCIA NÃO QUEIRA SER UM SUPER- HOMEN SEJE PRUDENNTE E TENHA GANHOS POSITIVOS NA SUA VIDA .
COTATOS COM O PROFESSOR NELSON CORREDOR DE PROVAS DE RUA.
FONE 93662013
EMAIL. nelson_enfermagem@hotmail.com
site = www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
obs== faça um comentario ficarei satisfeito em lhe ajudar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário