A atividade física tem efeitos benéficos para a sua saúde física e mental, promovendo o seu bem-estar e aumentando sua qualidade de vida.
Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana para sentir os efeitos não só no corpo mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.
Contribui ainda para a perda de peso, e ajuda a melhorar sua auto-estima. Não importa o tipo de exercício que você escolhe fazer. Sozinho ou acompanhado, o importante mesmo é não ficar parado
Exercício
Evitando lesões e riscos durante a atividade física
Veja a melhor forma de ser ativo fisicamente sem se machucar
Todo tipo de atividade física traz risco de lesão, porém, os benefícios de se manter ativo superam os riscos. E claro, com bom senso, cuidado e preparação corretos você pode se exercitar sem que sofra nenhum problema.Os principais fatores de risco para lesão são inexperiência ou se exercitar da forma errada, não usar equipamentos adequados e excesso de exercícios.
Saiba como reduzir esses riscos:
- Faça um check-up médico antes de começar a se exercitar, principalmente se você já tiver alguma condição específica, como ter mais de 40 anos, estar acima do peso ou não praticar exercícios há muito tempo.
- Use os equipamentos corretos, incluindo os materiais de segurança e as roupas adequadas (para dias quentes ou frios).
- Nunca faça exercícios quando estiver muito cansado ou sentindo dores
- Não se exercite caso esteja bebendo álcool ou tomado medicamentos que possam afetar seu estado físico ou mental.
- Use as técnicas corretas para o exercício: procure a ajuda de um instrutor, se for o caso, para manter o controle e o método da atividade escolhida.
- Aumente gradualmente a intensidade após uma pausa ou quando se inicia algo novo.
- Beba bastante água, antes, durante e depois da atividade física
- Faça aquecimento e alongamento antes e depois dos exercícios
Exercício
Dançar: uma forma divertida de se exercitar
A única exigência é simples: ter música. Então ligue o som e mexa-se!
A dança faz parte da cultura humana desde sempre. Atualmente, é mais usada como uma força de lazer e expressão, apesar de atividades competitivas. E o melhor: é também uma maneira agradável de ser mais fisicamente ativo.Você pode dançar em casa, sozinho, em algum salão em duplas ou grupos. É tão comum que a maioria das academias oferece aulas como opção de se manter ativo fisicamente.
A dança pode ser feita por qualquer tipo de pessoa e em qualquer idade. Não importa se está frio ou chovendo, pois normalmente é feito dentro de casa ou em locais fechados.
A única exigência para poder dançar é simples: ter música. Então ligue o som e mexa-se!
Alguns benefícios da dança
- Melhora a condição do coração e pulmões
- Aumenta a força muscular, resistência e aptidão motora
- Amplia a capacidade aeróbica
- Deixa os músculos mais rígidos e ajuda no controle do peso
- Melhora coordenação, agilidade e flexibilidade
- Fortalece os ossos e reduz riscos de osteoporose
Fontes ( www.reabilitacaodesaude.blogspot.com )
Exercício
Calor e frio: saiba como se exercitar em dias de temperaturas diferentes
O clima afeta diretamente seu corpo na hora de praticar atividades
CALOR
Fazer atividade física em dias quentes coloca pressão extra sobre o corpo. Insolação pode ocorrer pois o organismo não consegue se resfriar naturalmente e suar deixa de ser suficiente. Alguns sintomas são: desconforto geral, fraqueza, dor de cabeça, náusea, cólica e fraqueza.Para evitar problemas, beba bastante água durante os exercícios; use roupas leves, em cores claras e mais largas. Proteja-se do sol durante a atividade: use bonés, roupas que cubram o corpo ao máximo e óculos escuros. E não esqueça o protetor solar.
Faça exercícios nos períodos mais frescos do dia: no início da manhã ou no fim da tarde ou início da noite. Em dias muito quentes também é recomendado diminuir a intensidade da atividade e fazer mais pausas.
FRIO
Em períodos frios, o corpo está mais suscetível a lesões. Logo, faça mais tempo de aquecimento e alongamento e não se esqueça de se resfriar meticulosamente. É importante usar roupas mais quentes (e mesmo assim, próprias para exercícios). Várias camadas de roupas seguram mais o calor corporal do que uma única mais volumosa.Beba água do mesmo modo: no frio, você perde líquidos da mesma maneira do que no calor quando se exercita. E use protetor solar também: dias claros também podem causar queimaduras, mesmo que esteja frio.
Fontes : www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
Caminhando para uma vida saudável
Andar a pé, mesmo que por períodos curtos, é melhor do que não se exercitar de forma alguma
Você não precisa de horas de atividade física para ter uma vida mais saudável. Estudos médicos mostram que quem faz pelo menos 75 minutos de exercícios por semana melhora significativemente os níveis de aptidão em comparação com quem não faz nenhum tipo de atividade.Uma boa opção e simples é caminhar. Caminhadas regulares ajudam a perder gordura corporal e, consequentemente, a manter o peso; melhora o condicionamento físico e reduz os riscos de desenvolver doenças do coração, diabetes tipo 2, osteoporose e até alguns tipos de câncer.
Caminhar também exige poucos equipamentos (um tênis simples e adequado e roupas leves), é uma atividade de pouco impacto, você pode fazer no seu ritmo e pode ser feita por qualquer pessoa e a qualquer hora do dia.
Veja algumas dicas e benefícios:
- Reduz riscos de doenças cardíacas e pulmonares
- Melhora a gestão de doenças como hipertensão, colesterol elevado, diabetes e rigidez/dores nas articulações/músculos
- Fortalece os ossos e melhora o equilíbrio
- Caminhe ao menos 30 minutos por dia; se não puder, faça três vezes por 10 minutos
- Faça da caminhada sua rotina: fazer diariamente e no mesmo horário facilita a adaptação do organismo ao exercício
- Caminhe no seu ritmo: andar mais rápido fará você perder mais calorias, mas isso não significa que andar mais devagar será inútil; aumente o passo gradativamente
- Conforme for melhorando seu desempenho, mude pequenas coisas: caminhe com pesos nas mãos; faça caminhadas em subidas; ande mais rápido
Fontes www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
Fazendo exercícios de maneira segura
Manter a boa força e a saúde em dia também deve ter outros cuidados
Se exercitar do jeito certo é importante para evitar lesões e manter a boa saúde. É preciso usar equipamentos certos (quando estes são necessários), fazer aquecimento, alongamento e beber bastante água. Confira algumas dicas para fazer atividades de maneira segura:Preste atenção em seu corpo
Lesões são mais prováveis se você não escutar o seu corpo. Pare de se exercitar caso você sinta alguma dor durante o treino ou sentir que o corpo está muito cansado. Consulte um médico ou outro especialista antes de começar a se exercitar com mais intensidade. E também faça planos para sempre ter um ou dois dias de descanso durante a semana.Como se aquecer e resfriar
O aquecimento serve para deixar o organismo preparado para atividade mais intensa. Na hora de se aquecer (por 5 ou 10 minutos) os principais grupos musculares que serão usados devem ser trabalhados. Faça o alongamento depois do aquecimento: vai ser mais eficaz do que com o corpo frio.Na hora de parar as atividades, reduza o ritmo gradativamente. Isso ajuda a reduzir dores e rigidez musculares. Faça o alongamento por cerca de 10 minutos, novamente atuando nos principais músculos trabalhados durante o exercício. Vai ajudar a relaxar o corpo.
Beba bastante água
Uma hora de atividade física pode fazer o corpo perder até 1,5 litro de líquido. Então, evite começar se exercitar desidratado e beba água a cada 15 minutos de atividade. Um corpo desidratado se cansa mais facilmente durante o exercício.Equipamentos
Use sempre um tênis confortável e adequado para seu tipo de atividade física. Roupas leves também facilitam na hora de se exercitar.Fontes www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
MITO OU REALIDADE: A atividade física é necessária apenas nos países industrializados
Mito!
Não fazer atividade física é identificado pela Organização Mundial de Saúde como o quarto principal fator de risco para a mortalidade em todo o mundo! A falta de exercícios é também um fator de risco para doenças não transmissíveis, que causaram mais de 35 milhões de mortes em 2005.
É importante ressaltar que 80% das mortes por doenças não transmissíveis comuns ocorrem em países de baixo e médio desenvolvimento. Portanto, essas doenças associadas à inatividade física são um importante problema de saúde pública na maioria dos países.
Os níveis de falta de exercício são altos em praticamente todos os países desenvolvidos e em desenvolvimento.
Nos países desenvolvidos, mais de metade dos adultos são insuficientemente ativos. Devido ao rápido crescimento das grandes cidades em desenvolvimento, a ausência de atividade física é um problema ainda maior. A urbanização criou fatores ambientais que desencorajam a prática de exercícios, sobretudo os automóveis e locais de trabalho.
Em áreas rurais de países em desenvolvimento, passatempos sedentários (por exemplo, ver televisão) também se estão tornando cada vez mais populares.
Exercício
MITO OU REALIDADE: Tenho asma, não posso fazer exercício!
Não é verdade. Foi comprovado que, se as indicações dadas por seu médico forem seguidas, não existem razões para que o exercício físico seja evitado. Ele, inclusive, pode ser benéfico para o controle da asma.
Os melhores exercícios para quem sofre de asma são os que implicam períodos curtos e intermitentes de esforço não muito intenso, como a ginástica, andar de bicicleta, fazer aeróbica ou caminhadas.
A natação, como é praticada num ambiente úmido e normalmente quente, é ideal para pessoas que têm asma.
Exercício
MITO OU REALIDADE: criança não precisa exercício. É ativa por natureza
Quantas vezes já ouviu dizer: "Criança é ativa por natureza. Elas quase não ficam paradas. Não há necessidade de gastar tempo ou energia a ensiná-los a praticar atividade física. Elas já são ativas o suficiente"? Nada mais errado!
Cada dia, as crianças e jovens com idade entre 5 e 17 anos, devem acumular pelo menos 60 minutos de moderada a vigorosa atividade física para garantir o desenvolvimento saudável. No entanto, os níveis de atividade física estão diminuindo entre os jovens, especialmente em áreas urbanas pobres.
Este declínio é em grande parte devido às formas de vida sedentária, cada vez mais comuns atualmente. As crianças estão cada dia passando mais tempo com a TV, videogame e o computador ligado e fazendo menos caminhadas ou idas de bicicleta para a escola, comprometendo o tempo que antes era usado para esportes e atividades físicas. Educação física e outras atividades na escola também foram diminuindo.
É importante ressaltar que os padrões de atividade física e estilos de vida saudáveis adquiridos na infância e adolescência têm mais probabilidade de ser mantidas durante o resto da vida. Consequentemente, melhorar os níveis de atividade nos jovens é fundamental para o futuro da saúde de todas as populações.
Exercício
MITO OU REALIDADE: exercício físico rouba muito tempo?
Mito! São necessários apenas 30 minutos de atividade física de intensidade moderada, durante cinco dias por semana, para melhorar e manter sua saúde.
No entanto, isto não significa que a atividade física deva ser sempre realizada de uma vez, durante meia hora.
O exercício pode ser acumulado ao longo do dia: uma caminhada de 10 minutos rápida, três vezes por dia, ou 20 minutos de manhã e 10 minutos mais tarde naquele dia.
Essas atividades podem ser incorporadas em sua rotina diária - no trabalho, casa, escola ou lazer.
Coisas simples como subir escadas, andar de bicicleta para o trabalho ou descer do ônibus duas paradas antes do seu destino final e, em seguida, ir a pé o resto do caminho, podem se acumular ao longo do dia e fazer parte de suas atividades diárias normais.
Mesmo estando muito ocupado, você pode sempre encaixar 30 minutos de atividade física em sua rotina diária para melhorar sua saúde. Vale o esforço!
Exercício
Mito ou realidade: ser fisicamente ativo é muito caro?
Sua desculpa para não fazer exercício é que é muito caro? Já usou inúmeras vezes a desculpa "É preciso equipamento especial, sapatos e roupas e ainda pagar uma academia"?
Não se engane! A atividade física pode ser praticada em qualquer lugar e não é necessariamente exigido equipamento especial. Por exemplo, carregar mantimentos, madeira, livros ou crianças são bons complementares de atividades físicas, como subir as escadas em vez de usar o elevador.
Andar a pé é talvez a atividade mais praticada e mais altamente recomendada e é absolutamente livre. Algumas áreas urbanas têm parques ou áreas pedestres que são ideais para caminhar, correr ou jogar. Não é imperativo ir a uma academia, piscina ou outra instalação esportiva especial para ser fisicamente ativo.
E então? Vai continuar a usar essa desculpa ou seguir nossa receita para ser mais ativo?
Exercício
Aumente sua atividade física mesmo em casa
Estar em casa não é desculpa para não praticar exercício. Existem mil formas de não ficar parado e de se exercitar. Não acredita? Veja nossas dicas:
- Participe num grupo de caminhada em seu bairro. Recrute um parceiro (familiar ou amigo) para lhe dar apoio e incentivo.
- Empurre o bebê num carrinho pelo seu bairro.
- Envolva sua família num jogo de futebol ou desfrute de um passeio de bicicleta à tarde com seus filhos.
- Se não gosta de jogar futebol, porque não caminhar para cima e para baixo à margem do campo enquanto assiste ao jogo das crianças?
- Passeie junto com o cachorro. Acompanhe-o e não fique apenas observando.
- Limpe a casa ou lave o carro.
- Ande mais a pé, de skate ou bicicleta e dirija menos.
- Faça alongamentos, exercícios ou pedale numa bicicleta ergométrica enquanto assiste televisão.
- Plante e cuide de vegetais ou jardim de flores.
- Brinque com as crianças – corra, pule ou dance sua música favorita.
- Exercite-se com um vídeo de treino. Já viu os vídeos da Academia do Receita de Vida?
Exercício
Exercício regular diminui risco de doenças
Não é novidade que a prática de exercício físico regular ajuda a aumentar sua saúde global. Mas sabia que pode ajudar a prevenir cerca de duas dúzias de doenças físicas e mentais, além de abrandar o envelhecimento do corpo e da mente?Essa é uma ótima notícia e uma excelente razão para começar já a praticar atividade física!
Segundo uma revisão de vários estudos sobre as consequências da atividade física na saúde global, o exercício físico regular pode ajudar a prevenir doenças como câncer, doenças cardíacas (infarto, AVC, entre outras), demência, diabetes tipo 2, depressão, obesidade, hipertensão, ansiedade, osteoporose e muitas mais.
Segundo os pesquisadores, depois de deixar de fumar, praticar exercício físico é a melhor receita natural que o médico pode indicar para melhorar sua saúde global.
Exercício
Exercício físico: forma de acalmar a ansiedade
Pessoas que sofrem de ansiedade podem encontrar algum alívio dos sintomas através de exercício físico regular.Frequentemente, a ansiedade acompanha os doentes crônicos como os diabéticos e doentes cardiovasculares. A tensão constante a que estão sujeitos pode interferir com o sucesso dos tratamentos. Há que ter atenção porque, muitas vezes, esses doentes não apresentam sintomas de ansiedade apesar de sofrerem da condição.
O papel do exercício para aliviar os sintomas da depressão, por exemplo, tem sido bem estudado, ao contrário da relação exercício-ansiedade.
Atividades como caminhadas ou levantamento de pesos, além de serem low-cost, estão cientificamente comprovadas como formas de redução da ansiedade em doentes crônicos.
Num estudo publicado no Archives of Internal Medicine, em pessoas que sofrem de doença cardíaca, esclerose múltipla, câncer ou dor crônica causada pela artrite, o exercício físico reduziu 20% de sintomas como preocupação, apreensão ou nervosismo. Isto acontece também em doentes cujos níveis de ansiedade não são muito elevados.
Assim:
- Faça exercício durante períodos de 30 minutos – curtos espaços de tempo são mais eficazes na redução dos sintomas;
- O programa de exercícios deve durar entre 3 a 12 semanas – períodos superiores já não resultam tão bem. Faça um intervalo curto (1 semana) e retome o programa.
Fontes www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
Como recuperar a forma física depois da gravidez
Ser mãe é o sonho de qualquer mulher. Mas como recuperar sua forma física após o parto? A receita não é igual para todas as mulheres, mas o exercício físico pode ajudá-la a recuperar a boa forma.Após liberação médica para voltar a praticar esportes ou atividade física, você deve recomeçar sua rotina de forma progressiva, até poder retomar seu plano de exercícios normal.
Começar
A nossa sugestão é que você comece com uma caminhada rápida, de 10 a 15 minutos, três vezes por dia.Se preferir, você pode substituir a caminhada por uma rotina de exercícios simples, que pode ser feita em casa.
Nesta fase deve haver cuidado com as articulações, principalmente os joelhos, devido às alterações hormonais. Exercícios cardiovasculares e de resistência só devem ser feitos depois de algum tempo.
Amamentar
A amamentação não é alterada pela prática de exercício físico regular e moderada, e o exercício não afeta a quantidade ou a qualidade do leite materno.Perder o peso extra
O principal é não desanimar nem desistir de recuperar sua forma física após o parto. Lembre-se que pode demorar algum tempo para os resultados aparecerem, principalmente durante a amamentação. A diferença pode começar a ser percebida entre seis e sete meses após o início da pratica de exercícios.Programa de Fitness
Os programas de exercícios para mamães são uma ótima forma de recuperar o hábito e não desanimar no meio do caminho e perder o objetivo. Ao mesmo tempo, são uma forma de dividir experiências com outras mulheres que também estão vivendo problemas de ganho de peso.Exercício
Ferro, Cálcio e Magnésio: Essenciais ao esportista
Quem pratica esportes – atletas e pessoas em geral – precisa repor líquidos e nutrientes frequentemente e de forma rápida e eficaz.
Uma boa hidratação é essencial, mas nem sempre suficiente para repor o equilíbrio e todos os nutrientes que o corpo consumiu durante a atividade física.
Uma boa alimentação, rica em ferro, cálcio e magnésio, ajuda a maximizar o desempenho esportivo e a recuperação muscular após a atividade física.
O ferro tem influência na resistência, cansaço e recuperação muscular. Já cálcio e o magnésio ajudam na prevenção do aparecimento de cãibras e contraturas musculares.
O cálcio tem ainda efeitos benéficos na prevenção da osteoporose, com diminuição dos índices de remodelação óssea. Além disso, em níveis elevados, ele ajuda o organismo a prevenir a descamação e pele seca.
Alimentos ricos em magnésio
Frutas: abacate, banana e uva.Verduras: beterraba, quiabo, batata, espinafre e couve.
Grãos e derivados: granola, aveia, farelo de milho e gérmen de trigo.
Nozes e Sementes: girassol, gergelim, amendoim e castanha.
Outros alimentos: leite, soja, peixes, pão e grão de bico.
Alimentos ricos em cálcio:
Produtos lácteos: leite, queijo, iogurte.Carnes magras: coelho, frango sem pele.
Frutas: todas, mas em especial a tangerina (mexerica).
Legumes: brócolis, ervilhas, quiabo, espinafres.
Outros alimentos: tofu, soja, sementes de gergelim.
Alimentos ricos em ferro:
Carnes: fígado, rim e coração.Vegetais: agrião, couve e salsa.
Outros alimentos: feijão, fava, grão-de-bico, ervilha, lentilha, marisco, nozes, amêndoas e castanha de caju.
Fontes www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
Saiba como respirar melhor enquanto corre
Aprender a respirar corretamente é essencial para tirar mais proveito da atividade física e melhorar a saúde. Não é bom se sentir sem fôlego durante os exercícios.
Inspire profundamente: ao inspirar profundamente enquanto faz seu jogging, seus pulmões se enchem de oxigénio e evitam as tonturas e a sensação de náusea.
Conte seus passos: Inspire uma vez e dê 3 ou 4 passadas e depois expire durante o mesmo número de passadas. Se estiver fazendo um jogging mais intenso, reduza as inspirações e expirações para 1 a cada 2 passos.
Inspire pelo nariz, expire pela boca: é importante inspirar pelo nariz e não pela boca. A boca seca o ar que é inspirado e baixa a sua temperatura, potenciando a falta de ar e a tosse. Além disso, inspirar pelo nariz ajuda a filtrar as impurezas e a poluição que existe no ar, impedindo que cheguem aos seus pulmões.
Exercício
Não fique sentado! Mexa-se mais!
Você passa a maior parte do seu dia sentado, certo?
Sabia que, mesmo sendo praticante de exercício físico regular, o fato de ficar muitas horas numa cadeira pode ocasionar vários problemas de saúde?
O excesso de tempo gasto nessa posição, seja em casa ou no trabalho, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, inflamação, obesidade e cancro, além de aumentar a probabilidade de seus níveis de "bom colesterol" baixarem e seus níveis de triglicérides aumentarem.
Dicas para reduzir o tempo que passa sentado durante o dia:
Exercício
Praticar exercício vai te ajudar a dormir melhor
Uma boa noite de sono pode ser o que está faltando para melhorar seu humor, aumentar o bem-estar e até garantir mais anos de vida.1
Passamos mais de um terço da vida dormindo: 8 horas por dia, 56 horas por semana, 224 horas por mês, 2688 horas por ano! Por isso, é importante dormir bem, para regenerar o organismo.
Está provado que as pessoas mais ativas e que praticam atividade física têm um sono mais relaxado e profundo que as sedentárias.1
Isso porque o exercício físico ajuda a melhorar os problemas respiratórios, por meio da oxigenação do sangue, o que melhora também a respiração durante o sono.1-2
Além disso, faz com que o nosso corpo libere endorfina, que tem ação calmante e efeito analgésico, e serotonina, que produz sensação de bem-estar. Essas substâncias ajudam a combater o estresse, a depressão e a ansiedade, e propiciam repouso melhor.
Passamos mais de um terço da vida dormindo: 8 horas por dia, 56 horas por semana, 224 horas por mês, 2688 horas por ano! Por isso, é importante dormir bem, para regenerar o organismo.
Está provado que as pessoas mais ativas e que praticam atividade física têm um sono mais relaxado e profundo que as sedentárias.1
Isso porque o exercício físico ajuda a melhorar os problemas respiratórios, por meio da oxigenação do sangue, o que melhora também a respiração durante o sono.1-2
Além disso, faz com que o nosso corpo libere endorfina, que tem ação calmante e efeito analgésico, e serotonina, que produz sensação de bem-estar. Essas substâncias ajudam a combater o estresse, a depressão e a ansiedade, e propiciam repouso melhor.
Exercício
O estresse pode matar; atividade física relaxa!
Viver estressado em casa, na escola ou no trabalho pode afetar tanto sua saúde física como mental. Saiba como fugir disso! O estresse está associado a inúmeros problemas como:
Sistema cardiovascular
|
Estômago
|
Pulmões
|
Cérebro
|
Músculos
|
Pele
|
Hipertensão
Ataques cardíacos Arritmias Ateroesclerose Aumento de glicemia e colesterol |
Problemas digestivos
Úlceras | Agravamento dos sintomas de asma e DPOC* |
Ansiedade
Depressão Problemas mentais Dores de cabeça |
Fadiga
Tensão muscular |
Acne
Psoríase |
DPOC=Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica
O estresse intenso pode ainda afetar seu sistema imunológico e fazer com que fique mais vezes doente.
Lembre-se que só você pode controlar seu estresse e melhorar sua saúde! Faça exercício! Mude sua atitude perante a vida.
Dicas que ajudam a combater o estresse:
- Tudo começa por uma atitude mais positiva perante a vida. Sorria mais, encare a vida de frente. Sabia que praticar exercício melhora seu humo
- Perder o auto-controle também não é solução. Concentre-se menos nos problemas e mais em encontrar soluções. Sempre que necessário peça ajuda a amigos ou familiares para o ajudarem com seus problemas.
- O exercício também ajuda a relaxar. Sempre que se sentir mais nervoso ou ansioso, recorra a exercícios que o ajudem a libertar o estresse. Artes marciais, ioga e meditação podem ajudá-lo com técnicas de relaxamento que proporcionam um bom equilíbrio entre o corpo e a mente
- A atividade física ajuda a dormir melhor e a descansar corpo e mente. A falta de sono está na origem de muitos problemas de estresse e ansiedade
- Não necessita ser esporte. Pode ser sua atividade favorita! Encontre sempre tempo em seu dia para fazer as atividades que mais gosta. Seja um passeio com a família, cuidar do jardim, passear o cachorro ou brincar com seus filhos.
Fontes: www.reabilitacaodesaude.blogspot.com
Exercício
Coração e pulmão também precisam de exercício
Quando pensamos em exercício físico, geralmente o que nos ocorre são formas de exercitar os ossos e músculos do corpo, com o objetivo de ter uma vida mais saudável. Contudo, a prática de exercício pode ir além disso! Nada como colocar os demais órgãos em atividade também, para atingir melhores resultados. Não fique parado. Mantenha os seus órgãos sempre em bom funcionamento! O exercício físico pode estimular não só o sistema musculoesquelético, mas também a atividade pulmonar, cardiovascular e cerebral, o que melhora o sistema imunitário e ajuda a prevenir algumas doenças.Pulmões
A prática regular de exercício físico moderado é uma das melhores formas de manter o sistema respiratório saudável, fortalecer os pulmões e todos os músculos respiratórios. As pessoas que praticam atividade física têm, normalmente, menos doenças respiratórias e durante menos tempo, quando comparadas às pessoas que levam vida sedentária. - Os melhores exercícios para reforçar o sistema respiratório são os exercícios aérobios diários, como a caminhada, natação ou ciclismo.
Coração
O exercício cardiovascular fortalece os músculos do coração e melhora a capacidade do sangue bombear o oxigénio para todo o organismo, com menor esforço. O sangue passa a fluir melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis, o que previne o risco de doenças cardiovasculares, por exemplo, o infarto. Além disso, a atividade física ajuda a controlar a pressão arterial, o que previne a hipertensão, e também ajuda a diminuir os triglicérides e o "mau" colesterol no sangue.
Essa melhoria no sistema cardiovascular diminui também a intolerância do organismo à glicose. Estudos revelaram que a prática de atividade física regular combinada com alimentação equilibrada podem reduzir até 70% o risco de desenvolvimento de diabetes, o que resultou na melhora da sensibilidade à insulina e tolerância à glicose e na diminuição da glicemia sanguínea dos indivíduos.
Além disso, o exercício cardiovascular ajuda a queimar calorias e a reduzir o excesso de peso. Sabia que o excesso de gordura, especialmente na zona abdominal, aumenta o risco de doenças cardiovasculares, além de enfraquecer o sistema imunitário?
Cérebro
Estudos identificaram que existe relação direta entre a prática de exercício físico e a melhoria da função cognitiva. A velocidade de processamento do cérebro aumenta após meia hora de atividade física moderada.
Além de deixar os órgãos em pleno funcionamento, a prática de esportes e o exercício físico aumentam a produção de urina e de suor, o que leva o organismo a liberar mais toxinas. Ademais, ao aumentar o ritmo da circulação sanguínea, a circulação de glóbulos brancos se torna maior e mais rápida, e isso permite que as possíveis infecções, causadas por bactérias ou vírus, sejam detectadas facilmente. Ótimas razões para "manter os órgãos sempre em bom funcionamento"!
EM BREVE UM SITE ESTARÁ NO GOOGLE PARA VOCÊS ( SAÚDE E BEM ESTAR ) AGUARDEM
Exercício
MANTENHA O CORAÇÃO EM FORMA!
Muita gente ainda pensa que as doenças cardiovasculares são preocupação das pessoas com mais de 60 anos. Porém, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que estas doenças são a principal causa de morte em todo o mundo.Hoje em dia devemos ter controle dos nossos hábitos de saúde, para garantir um futuro cardiovascular mais saudável. Manter uma alimentação cuidadosa, praticar exercício físico, não fumar e monitorar seus níveis de glicose são algumas das formas de proteger seu coração.
A atividade física em que são exercitados os principais grupos musculares, como na caminhada, corrida ou natação, produzem adaptações cardiovasculares que aumentam a resistência e a força muscular, prevenindo o desenvolvimento de doença arterial coronária.
A intensidade do exercício, mais do que a duração ou a frequência, é o fator mais importante na proteção cardíaca.
Para além de beneficiarem sua saúde cardíaca, os exercícios de cardio fitness são benéficos para reduzir seu nível de estresse, reduzir o colesterol e pressão arterial, exercitar seus pulmões e combater a obesidade.
O ideal é realizar os exercícios 3 a 4 vezes por semana, durante pelo menos 30 minutos.
Comece pelo aquecimento. Aqueça bem os músculos durante 5 a 10 minutos antes de iniciar sua atividade física.
Não comece com um ritmo demasiado acelerado. Vá aumentando o ritmo dos exercícios progressivamente, para permitir que seu sistema cardiovascular tenha tempo de se adaptar e aumentar seu ritmo cardíaco.
Não pare os exercícios abruptamente. Vá diminuindo progressivamente seu ritmo e demore 5 a 10 minutos fazendo o exercício mais lentamente, para permitir que seu corpo recupere do esforço.
Parar repentinamente pode fazer com que fique com tonturas ou que sofra lesões.
Não se esqueça de fazer alongamentos no final para não ficar com os músculos doloridos e para permitir o relaxamento muscular.
Exercício
Verão é para praticar esportes ao ar livre. Mas cuidado...
Verão é sinal de sol, praia, calor e exercício ao ar livre. Mas tenha atenção! Quando a temperatura sobe, o risco de desidratação e de queimaduras solares também aumenta. Veja aqui algumas dicas sobre como se proteger enquanto se exercita.1. CUIDE DE SUA PELE
Um dos cuidados mais importantes ao praticar exercício ao ar livre é com sua pele. Fique atento ao tempo de exposição ao sol e aplique o protetor solar a cada hora (de acordo com as instruções da embalagem) mesmo se estiver dentro da água.
Tenha em atenção e proteja também seu pescoço, orelhas e o couro cabeludo. A forma mais fácil de proteger essas zonas é usando um boné.
2. HIDRATE-SE
Só porque está na praia ou na piscina não quer dizer que não necessite hidratar-se! Para evitar cãibras e desidratação não se esqueça de beber bastantes líquidos ANTES, DURANTE E DEPOIS de sua atividade física.
Evite beber café antes de praticar exercício. A cafeína é um diurético e aumenta sua chance de desidratação.
3. USE ROUPAS LEVES E CONFORTÁVEIS
No verão, use roupas leves e confortáveis para praticar exercício (nem muito apertadas nem muito largas). As roupas muito largas, com o calor e com o suor, podem provocar irritações na pele, devido ao atrito.
Evite também as roupas pretas. Embora façam com que pareça mais magro, elas também armazenam o calor, porém são desaconselhadas nestes dias.
Quando a temperatura sobe, a tendência é fazer exercício sem camiseta. Tome cuidado e proteja sua pele das queimaduras solares usando um protetor adequado para sua pele.
4. ALIMENTE-SE DEPOIS DO EXERCÍCIO
Quando o calor aumenta às vezes o apetite diminui. Mas deve tomar cuidado para se alimentar corretamente depois do exercício. É aconselhado que coma um alimento que contenha carboidratos e proteínas 30 minutos após praticar uma atividade física, para repor suas energias.
5. ADAPTE SEU RITMO À TEMPERATURA
A tendência é diminuirmos o ritmo no verão e isso se aplica também ao seu exercício. Não exceda o seu ritmo quando estiver muito quente. Ao exercitarmos a sensação térmica aumenta e a temperatura do seu corpo também e seu ritmo cardíaco acelera mais. O calor faz também com que seu corpo sue mais, perdendo líquidos facilmente e fazendo com que seja mais difícil respirar, especialmente se o ar estiver umido
Exercício
Saiba escolher o melhor tênis para o seu tipo de pisada
Os tênis para praticar esportes não são todos iguais e hoje em dia existe tênis adequado para a prática de cada esporte, que o ajuda não só a obter uma melhor performance mas também a proteger melhor a sua saúde. Os tênis adequados podem protegê-lo de lesões, dando segurança não só aos pés, mas a toda a sua estrutura óssea.Conhecer bem o seu tipo de pisada é o melhor caminho para escolher seu tênis para praticar esportes.
6 DICAS PARA ESCOLHER O MELHOR PAR DE TÊNIS PARA SI:
- Escolha os tênis que melhor se adequam ao esporte que vai praticar – Existem tênis diferentes para corrida, futebol, basquete, vôlei. Cada um é adaptado para o protegê-lo(a), de acordo com os movimento que o esporte obriga o seu pé a fazer.
- Observe bem um par de sapatilhas antigo: eles vão ajudá-lo a conhecer melhor o seu pé. Coloque-as lado a lado e observe o seguinte:
- se inclinarem para o meio, as suas novas sapatilhas necessitarão de maior estabilidade;
- se inclinarem para fora, as suas novas sapatilhas devem permitir uma maior absorção de choque;
- se nas biqueiras consegue ver a forma de algum dos seus dedos ou se sente algum desconforto nesta zona, recomenda-se que os novos tênis sejam um tamanho acima e/ou mais largos;
- verifique o estado das solas para saber quais as zonas mais gastas – são estas que denunciam a forma como o seu pé pousa ao correr, o que significa que o próximo modelo deve ter algum suporte extra nestas áreas.
- Observe a sua pegada na areia da praia para identificar o seu tipo de pé:
- pés planos necessitam de um maior reforço na parte interna da sola e de uma palmilha plana ou semicurva;
- pés que pisam do lado de fora (supinados) necessitam de maior proteção na parte externa;
- pés cavos (de arco elevado), têm menos contato com o solo e absorvem menos impacto, pelo que se adaptam melhor a solas curvas.
- Quando comprar tênis, faça questão de manter cada sapatilha no pé durante alguns minutos, passeando e até correndo um pouco pela loja para perceber como é que as sapatilhas respondem ao movimento e qual a duração do seu conforto. Sabia que um par de sapatilhas adequadas não só ajuda a proteger as articulações, joelhos e costas, como pode contribuir para a velocidade e desempenho?
- Depois de adquirir tênis novos, deve estreá-los sempre com meias e começar com pequenas distâncias para reduzir o risco de bolhas e outros desconfortos provocados por sapatos novos. Por este mesmo motivo, aconselha-se a nunca usar tênis novos em provas desportivas.
- Um atleta que treine cerca de hora e meia, três a cinco vezes por semana, deve trocar o seu par de tênis em cada seis meses.
Exercício
Para um bom resultado com os exercícios, a alimentação adequada é fundamental
A prática esportiva não se esgota nos minutos ou horas que dedica a atividade física. Há um trabalho de alimentação antes, durante e depois, para que os resultados sejam maximizados e para que a sua saúde, o mais importante, seja protegida.A glicose é o motor do corpo para todas as atividades, físicas e cerebrais, e ainda mais para a prática de esportes. É o que mais se gasta durante o exercício, cerca de 50 por cento das reservas, portanto é fundamental que o seu nível esteja sempre equilibrado.
Antes do exercício
Como principal fonte de geração de energia do corpo, antes de qualquer exercício, os níveis de glicose devem estar protegidos, até para evitar sintomas desagradáveis de hipoglicemia, (baixa de glicose no sangue), como cansaço físico, dores de cabeça, suores frios, palidez, tremores, palpitações ou até desmaios. Ir treinar sem comer está, portanto, fora de questão.
Sendo assim, mais ou menos uma hora e meia antes do exercício, você poderá comer cereais ou uma outra fonte de hidratos de absorção lenta. Frutas não são uma boa escolha, já que os hidratos de carbono da fruta (sacarose e frutose) são de libertação rápida e rapidamente absorvidos pelo organismo. Deve-se ingerir líquidos, mesmo que não tenha sede.
Durante o exercício
O corpo começa a queimar gordura 15 minutos após o início da atividade esportiva, já que no primeiro quarto de hora apenas utiliza a glicose de alimentos já ingeridos. A partir daí, o corpo começa a queimar gordura e glicose, com maior intensidade para a gordura, razão pela qual a alimentação deve estar bem balanceada para um gasto saudável da energia.
É fundamental beber água, para manter os níveis de hidratação e evitar desequilíbrios, já que através do suor perdem-se sais minerais e a não reposição conveniente de líquidos leva a perdas eletrolíticas e conseqüente funcionamento deficiente dos processos metabólicos do organismo.
Água é sempre a solução certa e adequada mas as bebidas energéticas podem contribuir para um equilíbrio mais eficaz durante a prática esportiva. Ingira líquidos em temperatura ambiente, de 15 em 15 minutos, mesmo que não tenha sede.
Depois do exercício
O essencial é proceder à regeneração muscular o mais rapidamente possível, para que o corpo recupere o equilíbrio e esteja pronto para novo exercício. Beba água em quantidade imediatamente ao terminar o exercício físico e vá continuando a beber regularmente durante pelo menos as próximas duas horas.
O consumo de frutas é uma boa idéia para o final do treino, já que a sacarose e a frutose são de absorção rápida e repõem os níveis de glicose e de eletrólitos mais rapidamente.
Uma refeição rica em carboidratos vai permitir a reposição das reservas de energia e deve conter pão, macarrão, batata, bem como grãos integrais, frutas, verduras, leite e derivados, ovos e sumos naturais.
Evite a ingestão de bebidas alcoólicas nas 2 horas após os exercícios, pois elas contribuem para a desidratação do organismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário