Postado 3 de janeiro 2013 as 23 hs 43 min nelson santos
- Não é necessário programar sessões longas de treinamento ao se preparar para a prova. Além de não ajudar seu condicionamento, exercícios demais podem causar uma sobrecarga em seus músculos, tendões e articulações. Ser um corredor impaciente e impulsivo só leva ao fracasso.
- O descanso é fundamental. Esse é o período de recuperação que fará seu corpo assimilar o trabalho realizado.
- Corridas, longas, lentas e contínuas são essenciais para o seu preparo. Esses treinam trabalham sua resistência e devem ser feitos em uma velocidade moderada.
- As séries melhoram sua potência aeróbica. As mudanças de ritmo constantes e os exercícios em subida ajudam a que você tenha mais resistência muscular.
- Controle o ritmo de sua corrida. Para isso é preciso conhecer bem seu corpo e condicionamento físico. Para isso é preciso respeitar seus limites.
- Fortaleça o abdômen. Ter uma barriga fortalecida ajuda a manter a postura na corrida. Não se esqueça de fazer abdominais após os treinos.
- Faça exercícios para as pernas. A força influencia diretamente no rendimento do corredor. Desenvolver sua capacidade física acelera sua recuperação muscular, diminui os riscos de lesões e melhora sua técnica de corrida.
- Combine a corrida com outros esportes. Além de sair para correr, programe-se para pedalar ou nadar um dia na semana. Escolha a atividade conforme os seus gostos e habilidades. Essas outras práticas permitem que você descanse da rotina da corrida.
- Comer bem ajuda a correr mais e melhor. Não é preciso seguir dietas rígidas nem mudar sua alimentação radicalmente. O mais indicado é balancear suas refeições como, por exemplo, evitar alimentos industrializados, ingerir mais verduras e legumes, diminuir o consumo de doces e refrigerantes entre outras atitudes saudáveis para o organismo.
- Hidrate-se bem. Na medida em que o corpo perde água o rendimento diminui. Com a redução da quantidade de água no organismo, o volume sanguíneo fica menor, conseqüentemente, o coração recebe e bombeia menos sangue. Assim, com o esforço e a aceleração cardíaca, a fadiga aparecerá mais rápido. Para não deixar que isso ocorra, tome água constantemente, em pequenos goles, principalmente antes e depois do treino. Se preferir opte por bebidas isotônicas que ajudam a recuperar os sais e minerais perdidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário