Educação Física, Saúde e
Qualidade de Vida:
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Uma busca por novos
caminhos
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A educação física é
uma disciplina de caráter teórico-prático que trata de assuntos relativos a
cultura do movimento humano. No seu corpo de conteúdos podem ser abordados
assuntos relacionados à saúde, valores éticos, sociais e políticos do corpo, da
atividade física e do esporte, bem como a própria prática dos esportes, das
danças, das lutas e dos jogos.
A educação física deve proporcionar
informações e estimular os estudantes à adoção de comportamentos favoráveis para
a manutenção ou aprimoramento de componentes do estilo de vida relacionados à
saúde. Para isso, se utiliza do processo de ensino-aprendizagem através de
vivências sistematizadas de diversas dimensões da cultura do movimento
humano.
A educação física está estruturada em componentes que contribuem
para a saúde e qualidade de vida, no entanto diversas investigações têm
questionado as suas intervenções “educacionais” no que se refere à garantia de
um contexto que promova não só o desenvolvimento de habilidades físicas, mas
também de habilidades cognitivas, afetivas, e sociais que por fim reflitam em
comportamentos mais conscientes e positivos em relação à saúde e qualidade de
vida.
A educação física em nosso sistema de ensino, geralmente é
caracterizada pela prática de exercícios físicos ou práticas esportivas
desprovidas de um planejamento educacional com objetivos claramente
estruturados, uma metodologia bem fundamentada e uma avaliação criteriosa. Isso
contribui para construção de uma concepção técnico-esportiva que permanece
hegemônica na educação física, reproduzindo e reforçando através do esporte, um
modelo de homem e sociedade excludente, alienante e pouco significativo em
termos de valores para a qualidade de vida.
Na educação física
percebe-se, em determinados momentos e práticas, uma aversão ao teórico e a
reflexão crítica e com isso ela perde o seu sentido mais amplo para vincular-se
quase que exclusivamente ao modelo de esporte de rendimento.
De fato, a
educação física praticada na maioria das instituições tem priorizado e
enfatizado os conteúdos técnicos e fisiológicos das ciências do movimento
humano, criando um esteriótipo tecnicista e pouco significativo as suas
intervenções. Entretanto, as diversas crises sofridas por essa área
profissional, fizeram com que várias questões advindas da conscientização sobre
a complexidade das ações humanas, fossem trazidas para essa área tão ampla do
conhecimento humano.
Questões como saúde, ecologia, tecnologia e
qualidade de vida passam a formar em alguns profissionais da educação física,
uma visão mais ampla e sistêmica da complexa realidade presente nas relações e
comportamentos humanos.
Essa nova visão de educação física requer multi e
interdisciplinariedade, na tentativa de juntar os pedaços de um homem
fragmentado, buscando a superação de uma concepção de ser humano essencialmente
biológico para ser concebido segundo uma visão mais holística, onde se considera
os processos históricos de ordem social, cultural, política, econômica e
tecnológica. Nesse contexto, saúde e qualidade de vida não podem ser tratadas
como constructos exclusivamente biológicos ou psicológicos.
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nelson santos é Profissional de educação física,
professor da uni-castelo consultor na área de promoção de saúde em fisiologia do esporte educação, saúde e qualidade de vida
especialista atletismo promoção de
saúde .
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