Ginástica
Laboral
( 11 993662013 )
|
Em decorrência das diversas
características do mundo atual em todos os segmentos econômicos e sociais, os
níveis individuais e coletivos de estresse físico e psicossocial têm aumentado
exponencialmente.
A aceleração de mudanças com a
globalização, a implosão de padrões comportamentais, de referências culturais, o
esfacelamento de fronteiras, a desestabilização de grupamentos sociais
tradicionais como a família dentre outros fatores, tem criado mundos
eminentemente novos e altamente exigentes, desencadeando como conseqüência um
estilo de vida inadequado para a saúde.
Para as empresas, os resultados
negativos se manifestam através do desempenho comprometido por parte das pessoas
desestabilizadas. A criação de um clima organizacional negativo tem potencial
explosivo para as organizações.
Se uma certa tensão é necessária para
estimular a iniciativa e a criatividade das pessoas, um excesso de tensão mal
direcionada tem efeito paralisador e degradador de produtividade.
Colaboradores com baixo índice de
qualidade de vida geram mais despesas com saúde às empresas do que àqueles que
apresentam um bom condicionamento físico.
Com o intuito de preservar a saúde do
colaborador, aumentar o seu desempenho profissional e a integração , várias
empresas de todos os portes e ramos de atividades estão adquirindo como
ferramentas a favor da qualidade de vida programas terceirizados de Treinamentos
em Equipe como o Team Building, Ergonomia e práticas de Atividades Físicas
dentro do ambiente de trabalho como a Ginástica Laboral, Condicionamento Físico
em academias internas, Massagens Rápidas Anti-Estresse e outras
técnicas.
GINÁSTICA LABORAL
O programa de ginástica laboral
consiste em práticas diárias elaboradas a partir da atividade profissional
exercida.
A ginástica laboral é
programada para ser realizada no próprio posto de trabalho, sem com que haja a
locomoção dos colaboradores para um outro espaço físico e interferência na
produção. Hoje em dia a ginástica laboral também vem sendo aplicada como
inserção educativa em palestras e eventos para que o participante se sinta
preparado para receber e absorver informações que lhes são
transmitidas.
Em empresas nos mais diversos
portes e ramos de atividade, a ginástica laboral é realizada em setores
administrativos e linha de produção com a própria roupa ou uniforme de trabalho,
já que não provoca sudorese e cansaço físico excessivo, por ser de baixa
intensidade.
São sessões de exercícios
físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle
corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e
compensação dos grupos musculares envolvidos nas
tarefas operacionais,
respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada
colaborador.
A duração ideal das sessões
variam de 10 a 15 minutos diários para se ter um resultado significante na
musculatura ( flexibilidade e força ).
III. BENEFÍCIOS AOS
COLABORADORES
- Mudança do estilo de vida:
- A Ginástica Laboral orientada adequadamente proporciona em primeiro lugar a mudança de estilo de vida do colaborador. Àqueles que não praticavam ou não tinham a oportunidade de praticar qualquer atividade física, com a implantação do programa, podem vivenciar os exercícios dentro do seu próprio posto de trabalho e aos que já praticam algum tipo de atividade, podem acrescentar as práticas para o seu treinamento e compensação dos grupos musculares trabalhados na sua rotina diária.
- Menor risco à degeneração da saúde: A ginástica laboral hoje vem sendo uma das grandes ferramentas na prevenção das LER/DORT e Síndrome Burn-Out. Na execução dos exercícios, ocorre um aumento da irrigação sangüínea em nível dos tendões, ligamentos, fáscias e músculos , dilatação dos vasos sangüíneos contolando a pressão arterial, aumento da oxigenação muscular, menor concentração de ácido lático e amônia nas estruturas musculares utilizadas nas tarefas operacionais, estabilidade músculo-articular e ligamentar, melhora da flexibilidade e elasticidade músculo-articular proporcionando maior resistência e integridade estrutural, capacidade das fibras musculares recuperar-se da deformação e adaptar-se a uma nova extensão, eliminação ou redução dos encurtamentos do sistema muscular, melhora da absorção de energia, dissolução dos nódulos (trigger points) contidos nas fáscias e músculos ocasionados por tensão muscular, diminuição de cãibras, melhora dos problemas posturais que alteram o centro de gravidade provocando adaptações musculares, eliminação dos hormônios da adrenalina e noradrenalina responsáveis pelo estresse físico e psíquico, redução da ansiedade.
- Bem estar psíquico: A ginástica laboral através dos exercícios corporais proporciona o bem estar mental favorecendo uma melhor concentração para o trabalho, o aumento do horário nobre de produtividade, quebra da rotina de trabalho e aumento da auto-estima.
- Melhora das relações humanas: A ginástica laboral direcionada de forma didática e sutil para um trabalho de integração, tem papel fundamental na melhora das relações interpessoais, aumento da motivação para o trabalho, melhora do espírito de equipe, maior cooperação entre os colegas de trabalho, melhora do comprometimento com a empresa, aparecimento de novas lideranças, quebra do bloqueio social e de tabus e preconceitos.
IV. VANTAGENS
PARA A EMPRESA
- Diminuição das despesas médicas e absenteísmo: A ginástica laboral aplicada com métodos adequados para melhorar a saúde física e psíquica do colaborador, consequentemente irão reduzir os afastamentos pelas LER/DORT e por fatores psíquicos, além de provar o retorno financeiro à empresa.
- Aumento da produtividade: A ginástica laboral agregada a outros fatores e benefícios voltados à qualidade de vida do colaborador gera o aumento do horário nobre de produtividade sem desgastá-lo fisicamente e psicologicamente.
- Recurso contra ações cíveis: A ginástica laboral assumiu definitivamente o papel de ferramenta contra ações cíveis (trabalhistas), retirando o dolo e culpa da empresa nessas reclamações. A implantação do programa prova perante à lei que a empresa se preocupa com a saúde e qualidade de vida do seu colaborador.
- Satisfação interna: Com a implantação do programa de ginástica laboral e outros benefícios aumenta a satisfação e a vontade de continuar trabalhando pela organização, diminuindo assim o turn-over.
- Imagem institucional da empresa: A preocupação da implantação de um programa de ginástica laboral gera à empresa uma melhor imagem externa e competitiva, além de contribuir para programas voltados à Qualidade Total.
V. COMO PROCEDER PARA OBTER SUCESSO DO PROGRAMA DE GINÁSTICA LABORAL
993662013=====
NELSON SANTOS
MOVIMENTO
|
" Não basta simplesmente sair por aí nas empresas ministrando qualquer tipo de exercícios ou até mesmo alongamentos. A tarefa é muito mais complexa do que se imagina: é necessário se ter conhecimentos em diversas áreas, inclusive de Ergonomia". Para nelson santos da Movimento Esportes Qualidade de Vida e consultora de Ginástica Laboral para empresas como , Correios entre outras, é necessário que antes da implantação do programa se faça um estudo na empresa com o auxílio uma equipe multidisciplinar ( Medico Ocupacional, Ergonomista, Psicóloga, Educador Físico e outros profissionais caso se tenha a necessidade ) e que respeite a seqüência lógica padronizada para a montagem de um programa personalizado de acordo com o perfil e realidade da empresa:
- Diagnóstico: Antes de qualquer atividade praticada é necessário diagnosticar as intenções do cliente, o perfil e ramo de atividade da empresa, o ambiente de trabalho (percepção segundo à temperatura, ruído, iluminamento ), a organização do trabalho ( estímulo à produção, rotatividade de mão-de-obra, relacionamento interpessoal, política de cargos e salários ) e o posto de trabalho ( sítio anatômico, intensidade do esforço, freqüência das ações, duração e amplitude nas posturas – levando em consideração as alavancas, musculaturas e articulações requisitadas na rotina profissional ) destacando assim a importância da atuação de uma equipe multidisciplinar da área da saúde para que o planejamento das atividades específicas desenvolvidas para cada setor sejam corretamente adequadas e que possam diminuir as ocorrências de lesões musculares, tão freqüentes em situações de trabalho.
- Criação do Comitê Interno: Além do respaldo da equipe multidisciplinar terceirizada, é necessário que se crie um grupo gestor interno do programa que se comprometa a acompanhar, a transmitir dados, conscientizar os colaboradores e apoiar o programa incentivando a sua prática.
- Profissionais atuantes nas sessões: O profissional apto a ministrar exercícios físicos é o Educador Físico. É este profissional é quem conhece as funções do corpo pelo estudo da Anatomia, Fisiologia e Cinesiologia , o que se deve fazer ou não para o colaborador não se lesionar na prática da ginástica laboral, além de possuir conhecimentos profundos de Didática e Metodologia da Ensino ( o que vai proporcionar uma prática diária bem conduzida, prazerosa, motivante e com muita criatividade ). Não defendemos o trabalho por meio de Multiplicadores ( agentes facilitadores de exercícios), onde é realizado um treinamento de exercícios físicos com um grupo de colaboradores e os mesmos ficam responsáveis em passar os exercícios aprendidos para todos os outros colaboradores da empresa. Nesta questão destacamos dois pontos negativos para o programa de Ginástica Laboral não dar certo: 1. O profissional não é apto para ministrar este tipo de atividade pois não possui conhecimentos da área de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Didática, podendo gerar lesões na musculatura dos colaboradores pela prática inadequada; 2. Por não possuir a formação de Licenciado em Educação Física, isto pode ser decretado com desvio de funções, gerando para empresa problemas na área trabalhista.
Estrutura da Sessão:
NELSON SANTOS
EDUCADOR FISICO
PERSONAL TRAINER
CREF 007391/SP
|
Para Andressa Pinheiro, Diretora da MOVIMENTO, a estrutura e a criação dos exercícios da sessão de ginástica laboral é a essência para se obter resultados. A metodologia com fundamentos científicos e a didática de fácil compreensão e aceitação sustentam a continuidade do programa. As sessões deixam o caráter lúdico como objetivo principal (porém sutilmente trabalhados) e partem para o caráter científico na busca da prevenção de afecções músculo-esqueléticas. " Há três anos estamos realizando um estudo científico da metodologia de trabalho e já conseguimos resultados significantes apresentando soluções para os afastamentos por LER/DORT nas empresas e consequentemente economia explicitada em valores reais. O método científico estrutura a sessão de ginástica laboral obedece três partes: alongamento geral das estruturas musculares nas suas três dimensões - estático, passivo e ativo; o trabalho de força isométrica das musculaturas enfraquecidas das estruturas aplicada com o auxílio de materiais específicos em um segundo momento e a compensação dos grupos musculares utilizados durante o expediente de trabalho , programados para a realidade e perfil de cada setor de trabalho".
- Programas paralelos de Ergonomia, Prevenção de Acidentes de Trabalho: O programa de Ginástica Laboral isolado pode não fazer milagres com as despesas médicas da empresa. Além da prática de exercícios físicos é necessário que exista condições adequadas para os colaboradores da empresa exercerem as suas funções e saber como utilizar corretamente o seu corpo em relação aos móveis e equipamentos para que não se tenha uma sobrecarga muscular, tendínea, ligamentar e óssea.
- Acompanhamento Periódico: A equipe do Departamento Médico, Engenharia e Segurança do trabalho e Recursos Humanos (Benefícios) deve acompanhar as sessões de ginástica laboral se possível diariamente, formando um comitê para a discussão do andamento do programa.
- Apresentação de Resultados: A apresentação de resultados das avaliações propostas, controle do absenteísmo e retorno financeiro da empresa contratante deve acontecer mensalmente junto ao departamento médico e recursos humanos.
Movimento Esportes
Qualidade de Vida ( 11 993662013 Site: www.reabilitacaodesaude.blogspot.com E-mail:
nelson_enfermagem@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário