reabilitação terceira idade

sábado, 26 de julho de 2014

ALZHEIMER ( PRESTE ATENÇÃO )

Dica #1: Arme-se de ConhecimentoQuanto mais você entende sobre uma doença melhor equipado você estará para apoiar alguém. Sites, livros e profissionais de saúde podem te oferecer muitos conhecimentos importantes sobre o Alzheimer.
Dica #2: Não Evite Falar sobre a Doença
Você logo percebe se uma pessoa quer discutir sobre alguma coisa ou não. Você pode ajudá-los, ouvindo e mostrando que pretende apoiá-los. Ouça e faça perguntas que lhes permitam continuar com a conversa, se quiserem. Tranquilize-os dizendo que é bom para eles lhe dizer como se sentem. Sua compaixão e apoio é muito importante.
Dica #3: Faça Perguntas Abertas que permitam o Debate
Em outras palavras. Faça perguntas que permitam uma conversa esclarecedora, não uma resposta direta como sim e não.
Dica #4: Não Evite a Pessoa
O Alzheimer é uma doença lenta e progressiva. As pessoas não mudam ou esquecem tudo da noite para o dia, sendo assim, cortar ou reduzir o contato de repente vai fazê-la se sentir ainda pior. Evitar a pessoa torna ainda mais difícil entrar em contato com ela mais tarde, pois você irá se sentir envergonhado e um pouco culpado por não ter ido visitá-la antes. Se você simplesmente não puder visitar, telefone ou arrume outra maneira de se comunicar e mostrar que está presente. Organize uma data e hora de visita, isto dificulta você de se afastar da pessoa.
Dica #5: Apoie Continuamente
Ajude a pessoa a ter uma vida o mais normal possível. Continue com as atividades e hábitos dos quais ambos já participavam juntos. Você pode apoiá-la e ajudá-la com coisas que elas têm dificuldade. Se as atividades antigas se tornarem muito difíceis ou a fizerem lembrar o que ela perdeu por causa de sua doença, encontre outras atividades ou outras maneiras possíveis de realizar as antigas tarefas. Escolha uma atividade que exija dela mais empenho, mas que não seja degradante ou que possa minar a sua confiança.
Dica #6: Esteja Preparado para as Mudanças
Sua abordagem pode ter que mudar à medida que a pessoa passe a apresentar diminuição das habilidades físicas e mentais. A capacidade dela de entender, processar informações, se expressar e se concentrar em tarefas, antes realizadas com desenvoltura, tudo isso vai mudar.
Dica #7: Mantenha-se Calmo
Às vezes as pessoas com Alzheimer tornam-se frustrados, arredias e furiosas. Talvez elas não sejam capazes de expressar o porquê - é mais uma sensação intensa de irritação misturada com confusão. Estes são sinais da doença, por isso não leve para o lado pessoal e tente não reagir, pois isso irá simplesmente aumentar o sofrimento e angústia sem resolver nada.
Dica #8: Cuide-se
Se você for o principal cuidador é fácil cair na armadilha de se dedicar completamente aos cuidados e esquecer-se de si mesmo. Isso provavelmente não é bom para você, nem papra o portador de Alzheimer que stá sob seus cuidados. Envolva-se com grupos de apoio. Qualquer ajuda, por pequena que seja, é bem vinda. Mesmo que esta ideia pareça estranha, você deve fazer um plano de contingência, um plano B, para o caso de você ficar doente ou incapacitado.
Dica #9: Não Tome o Controle
Lembre-se, não é porque alguém tem Alzheimer, que as pessoas têm de assumir a tomada de decisões, escolhas e as responsabilidades em seu lugar. Interceda, Ampare-a quando ela não for capaz de se posicionar, mas não se exceda.
Dica #10: Trate como Gostaria de ser Tratado
Enxergue primeiro a pessoa, não a doença. Saiba que a sua ajuda, compaixão e apoio são coisas fundamentais.


facebook ( nelson santos santos )
email : nelson_enfermagem@hotmail.com
email : b.apocalipse@yahoo.com.br












Nenhum comentário:

Postar um comentário