reabilitação terceira idade

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Jovens criados pelos avós.

JOVENS CRIADOS PELOS AVÓS. 
.
Preconceito criado por uma sociedade desinformada.
É impressionante o preconceito que vemos em crianças sendo criadas pelos avós.
As pessoas tendem a pensar que os jovens se tornam mimadas, birrentos, desorientados, sem personalidades, sem formação de
caráter e tendem a ter distúrbios de personalidades e fácil acesso a coisas ilícitas.
Ate onde isso é verdade?
Sempre escutei coisas do tipo e ficava abismada em saber o quanto as pessoas são desenformadas. Por questões obvias, quando os avós que criam os netos, eles fazem o papel de pai, mas quando ele apenas acompanham os filhos na criação, eles querem mesmo é “estragar”, fazer o papel de “o divertimento” dos netos.
Avós podem sim e são capazes de fazer o papel e ate melhor do que os pais, já que os pais de hoje em dia foram influenciados pela modernização, sendo mais liberais e não prestando tanta atenção nos filhos, com isso, não fazendo parte da vida deles.
Diferente dos avós que criam como antigamente, que tem o regime e forma de pensar fechada. Podemos ler isso em alguns artigos.
“Com tantas mudanças no mundo ao longo das últimas décadas, da entrada massiva da mulher no mercado de trabalho aos avanços da tecnologia, a família com papéis previamente determinados – o “pai-provedor” e a “mãe-cuidadora” – perdeu seu lugar, assim como a posição invariavelmente autoritária (e não de autoridade) dos pais diante dos filhos.” “De acordo com a psicóloga e psicopedagoga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Criando Filhos em Tempos Difíceis – Atitudes e Brincadeiras para uma Infância Feliz” (Editora Mercuryo), os pais ficaram um pouco perdidos diante deste cenário. “Aquilo que servia deixou de servir, mas um novo papel não foi encontrado para ser reposto”. E assim começou a dificuldade dos pais.”


Crianças, jovens, adolescente, de hoje não respeitam mais pessoas de idades, pois os pais acabam esquecendo-se de ensinar e exigir isso durante a criação dos filhos.
Fui criada pelos meus avós, claro que minha mãe se manteve perto, de alguma forma. Não vejo criação melhor e sou eternamente grata a minha mãe por ter me permitido ter sido orientada por pessoas tão sabias. Lembro-me que passei a minha infância dentro de casa, na cozinha com a minha vó fazendo comida. Às seis horas da tarde eu não podia arredar o pé de casa, e se estivesse na rua, tinha que estar em casa no horário, nada de chegar à noite. Isso se estendeu ate depois dos 19 anos, quando fui morar sozinha.
A minha forma de pensar é bem diferente de muitos jovens, não entendo algumas atitudes como os filhos “mandarem” nos pais, “responderem” os pais, se eu fizesse isso com os meus avós sem duvidas levaria umas boas palmadas. Não creio que fui mimada, tive as minhas vontades feitas, enquanto eu as merecia. Assim como deve ser, se você quer alguma coisa tem que correr atrás e conquistar, dessa forma que fui ensinada.
A questão de virgindade, casamento, namoro, também sempre foi extremamente priorizada pelos meus avós. Assim como os meus bisavós educaram meu avós, foram passados as mesmas orientações para mim.
Me lembro de quando levei um menino para conhecer o meu avô, ficamos bem longe um do outro, com o meu vô sentado no meio, não podia ser nada longe das barbas dele. Me senti a cinquenta anos atrás.
Amigos, familiares, sempre brincaram que quando eu casasse o meu vô iria me acompanhar na lua de mel, e ia querer dormir no meio da cama, só para garantir que não iria acontecer nada.
Não creio que era apenas ’ super’ proteção, mas sim cuidado, o mundo não está fácil, se os filhos ficarem soltos teremos o que vemos hoje em dia, adolescentes gravidas aos 12 anos, e posso garantir que se formos olhar a criação dessas adolescentes, tiveram tanto pai e quanto mãe presente, e não foram criados pelos avós.
            “. É um erro pensar que as crianças criadas pelos avós serão diferentes, mais mimadas             ou malcriadas do que aquelas criadas pelos pais, apesar dessa ser a ideia presente no             senso comum.”
              

Infelizmente continuaremos vendo tal preconceito presente no dia –a –dia, e eu continuarei defendendo a ideia de que SIM, crianças criadas pelos avós são BEM criadas e melhor do que os criados pelos pais. E esses “filhos/netos” sabem o que é certo e errado, e são bem orientados. Não vejo diferença na criação, pois creio que depende de cada forma de pensar dos pais que educam a criança, seja avós ou pais. Devemos parar de preconceito e cuidar mais da formação dos jovens, para que possam ter um futuro melhor.
UMA PEQUENA MATÉRIA SOBRE JOVENS QUE TIVERAM SUAS VIDAS CRIADOS COM SEUS AVÓS , VAMOS REFLETIR UM POUCO , PORQUE MOTIVOS ESSES JOVENS FORAM CRIADOS COM SEUS AVÓS , OPÇÃO OU O MOMENTO ERA NECESSÁRIO PARA QUE ELAS SENTIU-SE OBRIGADAS Á FICAR COM ELES OU FOI POR - MOTIVOS DE NECESSIDADE , QUANTAS FAMÍLIAS PASSAM POR ESSAS SITUAÇÕES














Nenhum comentário:

Postar um comentário