reabilitação terceira idade

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

NUTRIÇÃO E DESEMPENHO EM ESPORTE AERÓBIOS

A procura de alimentos que possibilitem um melhor desempenho , ocorre desde o principio da existência humana , quando surgiram os primeiros atletas , os caçadores e guerreiros .

Na Grécia  Antiga ,era comum que os atletas participantes das olimpiadas ingerissem grandes quantidades de carnes com objetivo de aumentar a massa muscular e a força .

Atualmente já está claramente demonstrado que a nutrição afeta o desempenho físico e que , associado ao potencial genético e ao treinamento adequado , é um fator fundamental para o sucesso .

NUTRIÇÃO DURANTE O TREINO

Manter uma alimentação adequada durante o treinamento é uma das chaves para o sucesso nas competições .

o gasto energético na atividade física deve ser incluido no cálculo das necessidades energéticas , que levam em consideração também o metabolismo basal e a termogênese dos alimentos . Dependendo da intensidade e duração do treino a ingestão calórica necessária pode aumentar consideravelmente . As necessidades devem ser estimadas levando-se em consideração a modalidade praticada , duração e intensidade do treino .

A avaliação antropométrica , incluindo peso e medida das dobras cutâneas , permite a avaliação de evolução corporal , e o monitoramento das alterções decorrentes da ingestão alimentar e do treinamento .

Os macronutrientes devem estar em equilibrio . Os carboidratos , o principal substrato energético do nosso organismo , devem contribuir com 60% - 70% das calorias totais . Sempre devem ser preferidas as opções integrais , Apesar das necessidades protéicas estarem aumentadas durante a atividade física , essa necessidade é facilmente suprida através de uma alimentação equilibrada . Os lipídios devem completar o valor calórico diário , sem ultrapassar os 30% recomendados nos guias de prevenção de doenças cardiovasculares. Deve-se ainda equilibrar a ingestão de ácidos graxos mono , poli e insaturados .

O hábito de ingerir líquidos antes , durante e após a atividade deve ser introduzido e estimulado durante o treinamento , sempre em garrafas individuais e com válvulas .

Os horários das refeições e a seleção dos aimentos devem respeitar a disponibilidade do atleta.

APÓS A ATIVIDADE :

Principais objetivos : hidratação e recuperação dos estoques de energia .

Imediatamente após o exercicio , a enzima glicogênio - sintetase é ativada pela depleção de repor esta reserva . É interesante ingeriruma fonte de carboidratos , que pode ser adicionado á água.

HIDRATAÇÃO

O principal objetivo da hidratação durante a atividade física é evitar que ocorra desequilibrio hidroeletrolítico e as consequências da hipertermia . A água perdida durante a transpiração pode resultar em desitratação , levando á deterioração da capacidade de executar exercicio e prejuíso á saúde.

A ingestão de cerca de 2 litros de líquidos diariamente é recomendada como hábito alimentar adequado para qualquer indíviduo . O atleta deve ter especial atenção á sua hidratação.

Atletas devem iniciar sua participação em competições com estado ótimo de hidrattação . Para isso recomenda-se a ingestão normal de líquidos durante o dia , a ingestão de 500ml 2 horas antes e de 250 a 500 ml 15 a 30 minutos antes do exercicio.

Durante o evento é recomendada a ingestão de líquidos a cada 15 - 20 minutos , na quantidade de 180 - 250 ml , numa tentativa de repor as perdas que ocorrem através da sudorese . Infelizmente , fatores tais como , diminuição da percepção da sede , pouco acesso ás bebidas de hidratação , podem afetar negativamente o estado de hidratação do atleta .

Para atividades de longa duração ou de alta intensidade recomenda-se a adição de carboidratos , na proporção de 5 - 10 %  ás bebidas , tanto antes como durante o evento , que podem ser a forma de sacarose , glicose ,frutose e maltodextrina . Não se recomenda a utilização de bebidas contendo apenas frutose , que podem causar distúrbios gastrintestinais . A oferta de carboidratos ajuda na manutenção daglicemia e retardar o inicio da fadiga .












A adição de sódio á bebida de hidratação só é recomendada para provas com duração superior a 4 horas , com objetivo de prevenir a hiponatremia .

fatores que interferem com a palatabilidade são importantes para melhorar a aceitação de líquidos  :  temperatura , adição de sódio , sabor da bebida .

A bebida de hidratação deve permitir um rápido esvaziamento gástrico e rápida absorção intestinal . Para isso , devem ser observados : volume ingerido , temperatura , osmolaridade e composição de carboidratos.






TEREMOS MAIS ALGUMAS NOVIDADES SOBRE ESSAS QUESTÕES .


fone :93662013



nelson_enfermagem@hotmail.com
















































Nenhum comentário:

Postar um comentário