reabilitação terceira idade

sexta-feira, 27 de maio de 2016

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO SONO

 

 Os benefícios de uma boa noite de sono

 

 

     

 agora 27 DE MAIO 2016
Além do descanso, dormir bem traz muitas vantagens à saúde
Quem já teve o desprazer de passar uma noite sem dormir, seja por problemas relacionados a insônia, ou de outra natureza, sabe como é difícil se manter concentrado e disposto no dia seguinte. O sono é uma necessidade fisiológica tão necessária quanto comer e respirar. Há muito tempo a sabedoria popular considera o como um “remédio” para diversos problemas.

 

 


Uma boa noite de sono é essencial para um dia produtivo. Foto: www.harmozen.com.br
O sono tem sido objeto de pesquisa há bastante tempo. A cada resultado percebe-se os grandes benefícios que uma noite bem dormida trás para a saúde. Segundo o médico Jean Paulo Santos, é durante o sono que repomos nossas energias e que o corpo entra em estado de “manutenção”, tentando solucionar os problemas que há nele. “Muitas vezes quando a pessoa está doente, a maior recomendação é para que ela fique em repouso, aí já podemos ter uma ideia do quanto o sono é indispensável para a saúde”, explica.
De acordo com o ministério da saúde, quase metade da população brasileira tem problemas para conseguir dormir. As causas podem ser muitas, desde falta de tempo, até uma insônia de alto nível, problemas que na maioria das vezes conseguem ser contornados com ajuda médica.
Benefícios
Os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos dão conta de que noites bem dormidas podem prevenir muitos problemas de saúde, tais como:
– Prevenção da obesidade: A explicação está no fato de que, durante o sono, o organismo produz um hormônio denominado Leptina, responsável pela sensação de saciedade durante o dia;
– Combate à hipertensão: Ficar sem dormir gera altos níveis de estresse, o que aumenta a pressão sanguínea;
– Prevenção da depressão: Um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos EUA, comprovou que pessoas que dormem entre 6 e 9 horas por dia tendem a sofrer menos de depressão;
– Diminuição do risco de doenças cardiovasculares: Dormir pouco pode desequilibrar a produção de hormônios, o que pode desencadear o aumento de doenças do coração;
– Melhor desempenho no trabalho e nos estudos: Após dormir entre 6 e 9 horas por noite, a concentração e o rendimento são muito melhores no dia seguinte.
Dicas
De acordo com o médico Jean Paulo Santos, alguns hábitos ajudam a ter uma agradável noite de sono.
– Mantenha um horário fixo para deitar e para se levantar;
– Não faça refeições pesadas a noite;
– Pratique exercícios físicos, porém, eles devem ser realizados durante o dia, pois a noite podem atrapalhar;
– Crie um “ritual” antes de dormir.


PDF Creator    Enviar artigo em PDF   




As 5 piores consequências da falta de sono para sua carreira


1. Perda de memórias Quem dorme pouco ou lida com o sono tirando sonecas no meio da tarde pode ter a memória prejudicada.
Isso porque o processo de fixação de lembranças acontece no estágio mais profundo do sono, conhecido como R.E.M. ("movimento rápido dos olhos", na sigla em inglês).
Segundo Carla, além da memória, sonos curtos ou de baixa qualidade atrapalham o aprendizado de maneira geral.
2. Bloqueio criativoA fase R.E.M. também é responsável por estimular nossa capacidade de ter ideias originais. É nesse momento de intensa atividade cerebral que acontecem os sonhos.
“Quando não atingimos esse estágio do sono, nossa capacidade criativa pode ser prejudicada”, afirma a professora.
3. AnsiedadeO sono curto é um fator de estresse para o organismo, que entende a falta do descanso como uma não-adaptação.
A reação do corpo é a liberação de uma série de hormônios como a adrenalina e o cortisol que, por sua vez, trazem ansiedade e irritação.
4. Descontrole emocionalA falta de sono deixa o indivíduo mais reativo e impulsivo. No ambiente de trabalho, isso prejudica o processo de comunicação, a criação de empatia e a socialização.
“O sono insuficiente é inimigo da inteligência emocional e da nossa capacidade de respeitar o timing das outras pessoas”, considera Carla.
5. Perda de concentraçãoSe você tem tido dificuldades em manter o foco no trabalho, é provável que esteja dormindo pouco. Isso porque a privação do sono traz prejuízos graves à atenção.
A doutora lembra que o cérebro humano já tem dificuldades naturais para realizar duas ou mais tarefas ao mesmo tempo. "Dormir pouco, por sua vez, prejudica ainda mais essa competência".



SITE INFORMATIVO
WWW.REABILITACAODESAUDE.BLOGSPOT.COM.BR
FONE (11) 93662013





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário