reabilitação terceira idade

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

TREINOS ESPECÍFICOS ( TREINE DE MANEIRA CORRETA )


 


Treinamento de força na infância e adolescência - Recomendações básicas
Resumo Durante muitos anos, o uso do treinamento de força para aumentar a força e a resistência muscular dos meninos e meninas pré-puberes era extremamente controverso. Os meninos e as meninas foram desencorajados a utilizar halteres pelo receio de provocarem lesões e interromperem prematuramente o processo do crescimento. Além disso, muitos cientistas especularam que o treinamento de força teria pouco ou nenhum efeito sobre os músculos dos meninos pré-puberes porque o nível de androgênios circulantes ainda é baixo. Dois grandes estudiosos nessa área específica: Kraemer e Fleck, afirmam com base em pesquisa, que o risco de lesão no treino de força com crianças e adolescentes é muito baixo, mais, ainda assim, é recomendável uma abordagem conservadora na prescrição de exercícios de força para crianças e adolescentes. Os ganhos de força principalmente nos adolescentes são decorrentes sobretudo das adaptações neurais e dos aumentos do tamanho muscular e da tensão específica (KRAEMER; FLECK apud COSTILL; WILMORE, 2001, p. 536). Palavras chave: treinamento; força; infância e adolescência.
EAMIL : nelson_enfermagem@hotmail.com

nelson santos
Durante muitos anos, o uso do treinamento de força para aumentar a força e a resistência muscular dos meninos e meninas pré-puberes era extremamente controverso. Os meninos e as meninas foram desencorajados a utilizar halteres pelo receio de provocarem lesões e interromperem prematuramente o processo do crescimento. Além disso, muitos cientistas especularam que o treinamento de força teria pouco ou nenhum efeito sobre os músculos dos meninos pré-puberes porque o nível de androgênios circulantes ainda é baixo. Alguns estudos, já demonstram que a treinabilidade da força, existem em todas as faixas etárias. Weineck (2000) cita por exemplo, que crianças de 5 anos já podem apresentar, com treinamento adequado, uma hipertrofia muscular, como nos anos posteriores. Dois grandes estudiosos nessa área específica: Kraemer e Fleck, afirmam com base em pesquisa, que o risco de lesão no treino de força com crianças e adolescentes é muito baixo, mais, ainda assim, é recomendável uma abordagem conservadora na prescrição de exercícios de força para crianças e adolescentes. Os ganhos de força principalmente nos adolescentes são decorrentes sobretudo das adaptações neurais e dos aumentos do tamanho muscular e da tensão específica (KRAEMER; FLECK apud COSTILL; WILMORE, 2001, p. 536). Já para Weineck (2000, p. 272), o método de treinamento exclusivo é o treinamento dinâmico, já que o organismo infantil, devido à reduzida capacidade anaeróbica, possui pré-requisitos desfavoráveis para o trabalho muscular estático. Devendo ser treinado em primeiro lugar, a força rápida. Abaixo veremos, orientações básicas para o progresso do treinamento de força para crianças e adolescentes, conforme idade:  7 anos ou menos - Introduzir a criança aos exercícios básicos com pouco ou nenhum peso; ensinar as técnicas dos exercícios; progredir dos exercícios calistênicos aos exercícios em duplas e aos exercícios com pequenas cargas; manter volume pouco intenso;  8-10 anos - Aumentar gradualmente a quantidade de exercícios; praticar a técnica do exercício em todos os estágios; manter os exercícios simples; aumentar gradativamente o volume do treinamento; monitorar cuidadosamente a tolerância ao estresse do exercício;  11-13 anos - Ensinar todas as técnicas básicas; aumentar progressivamente a carga para cada exercício; enfatizar as técnicas dos exercícios; introduzir exercícios mais avançados com pouca ou nenhuma sobrecarga;  14-15 anos - Progredir para programas de exercício de força mais avançado, destinados aos jovens; adicionar componentes esporte-específicos; enfatizar as técnicas; aumentar o volume;  16 ou mais - Passar a criança para os níveis iniciais dos programas destinados aos adultos após ela dominar todos os conhecimentos básicos e ter adquirido uma experiência de treinamento de nível básico.  Nota: Se uma criança, de qualquer idade, inicia um programa sem experiência prévia, ela deve ser iniciada num nível mais básico e deve passar para os níveis mais avançados de acordo com a sua tolerância ao exercício, sua habilidade, seu tempo de treinamento e sua compreensão WILMORE; COSTILL reproduzido de KRAEMER & FLECK, 2001, p. 537). Recomendações sobre o treinamento de força para crianças e adolescentes; Equipamentos do treinamento de força: 1. Deve ser adequado para se acomodar ao tamanho e ao grau de maturidade da criança e adolescente; 2. Deve ser custo-efetivo; 3. Deve ser seguro, sem defeitos e freqüentemente inspecionado; 4. Deve estar localizado numa área sem movimento, livre de obstruções e com iluminação e ventilação adequadas; Considerações sobre o programa: 1. É obrigatório a realização de um exame físico antes do início da participação num programa de treinamento; 2. A criança deve apresentar uma maturidade emocional para aceitar orientações técnicas e ordens do treinador; 3. Deve haver uma supervisão adequada realizada por treinadores com conhecimentos sobre o treinamento de força e os problemas específicos da criança e adolescente; 4. O treinamento de força deve ser parte de um programa global destinado a melhorar as habilidades motoras e o nível de condicionamento físico; 5. O treinamento de força deve ser precedido por um período de aquecimento e seguido por um período de resfriamento; 6. A ênfase deve ser sobre as ações dinâmicas concêntricas; 7. Todos os exercícios devem ser realizados com a amplitude máxima do movimento; 8. A competição está proibida; 9. Nenhum esforço máximo deve ser tentado. Programa prescrito: 1. O treinamento recomendado é de duas a três vezes por semana, com períodos de 20 a 30 minutos; 2. Não deve ser aplicada qualquer carga até que seja observado uma forma adequada. 6 a 15 repetições equivalem a uma série, devendo ser realizados 1 a 3 séries de cada exercício; 3. O aumento do peso ou da resistência de 0,5 a 1,4 kg é alcançado após a criança ou adolescente realizar 15 repetições em boa forma. Nota: * Professor de Educação Física e PREPARADOR FISICO EM ATLETISMO
Editor : www.reabilitacaodesaude.blogspot.com

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