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sábado, 10 de agosto de 2013

A importância da prática desportiva DENTRO DO COMPORTAMENTO NA ADOLESCENCIA

A importância da prática desportiva  para a formação do comportamento social de crianças e adolescentes

Por: nelson santos


conf_esporte  A adolescência é marcada como uma fase da vida em transição, apoiada numa fragilidade que caracteriza o adolescente fora da cadeia produtiva e como pessoa que ainda não sedimentou hábitos, atitudes e valores esperados pela sociedade. Nesse contexto, o jovem tem buscado alternativas capazes de lhe conferir condutas carregadas de senso crítico e, ao mesmo tempo, capazes de exteriorizar suas contribuições para as transformações sociais necessárias. O adolescente, enquanto sujeito e espectador da sociedade vê no esporte uma dessas alternativas, na qual tem a possibilidade de exercitar opções qualitativas, incrementando suas experiências significativas.
O esporte pode vir a ser um coadjuvante importante no favorecimento de formação de atitudes, tanto positivas como negativas, conforme valores e simbologias impregnados nessa prática. Na atividade esportiva, os indivíduos têm a oportunidade de minimizar o controle exercido pela sociedade sobre eles em função de que o esporte se caracteriza por objetivos próprios, com uma realidade específica, não sendo superado por qualquer outra.
Também há que se diferenciar o fenômeno esportivo enquanto perspectivas de alto rendimento ou espetáculo e como prática de lazer. No esporte espetáculo há uma tentativa de se reproduzir, no plano micro, a estrutura global da sociedade, na qual imperam valores fortemente marcados pela competitividade, agressividade, prestígio pessoal, político, entre outros. Como prática de lazer, o esporte contempla a auto-motivação, colocando o elemento prazer em evidência. Além disso, oportuniza, pelas vivências lúdicas espontâneas, situações significativas capazes de interferir em mudanças atitudinais e de condutas.
A atividade esportiva tem na cooperação possibilidades de formação de seres íntegros, equilibrados, alegres, solidários, criativos, críticos, cientes de suas qualidades e dificuldades, respeitadores dos menos habilidosos, sensíveis, com identidade pessoal preservada e cooperativa no coletivo, entre outras.
O importante, então, é a qualidade de vida voltada para a profundidade, para a perfeição do ser, para o atendimento das reais necessidades humanas e, nesse caso, do adolescente enquanto sujeito construtor de sua própria vida.
Portanto, durante as atividades esportivas regularmente praticadas, as representações simbólicas oportunizam aos sujeitos vivenciar valores e atitudes importantes para a estruturação de sua personalidade e o exercício de direitos e deveres característicos da cidadania.
As dificuldades em se definir um diagnóstico de transtornos de personalidade ocorrem pela natureza dos sintomas e pelas multiplas influencias na vida da pessoa que é acometida por uma desordem psicológica.
Faça neste site um teste de transtornos de personalidade, clique em teste de personalidade, teste psicológico e testes usados em psicologia.
Os transtornos de personalidade nem sempre aparecem com uma cronicidade ou uma severidade que justifique em um diagnóstico inicial cobrir as evidências de caracterização do desvio de personalidade.
Também é bem comum, pacientes com transtornos de personalidade, justamento por conviverem com certos padrões de comportamentos desajustados há muito tempo, conseguirem elaborar mecanismos e estratégias de enfrentamento do cotidiano, fazendo com estas dificuldades façam parte normal de sua rotina.
Frequentemente, justos estes pacientes, enfrentam o pior funcionamento social. Já que alguns somente aparecem na terapia por problemas adjacentes aos problemas principais, ou para um tratamento sintomático decorrente dos problemas de transtorno de personalidade.
Quando um problema característico do Eixo II, ou seja, evidenciando um transtorno de personalidade está presente, o paciente pode não estar disposto a trabalhar profundamente este sintoma, pois isso reflete numa alteração de visão e de conduta que vai ferir aquilo que ele já está acostumado e lidando por inumeros anos de sua vida.
É importante que esta dificuldade deve ser considerada no processo terapeutico, pois para focar um tratamento, deve-se levar em consideração os objetivos do paciente e não o do terapeuta para que o processo seja correspondido.
Cabe ao terapeuta desenvolver um espaço que permita a confiança e a autoconfrontação do paciente com seus pensamentos, comportamentos e sentimentos, para que ele se sinta pronto e interessado em mexer nas questões que interferem em sua vida, ficando para o terapeuta a tarefa de ajudá-lo neste processo.
Certos pacientes silenciam-se a seus problemas de personalidade, devido a uma falta de insight ou reconhecimento, ou ainda devido a um reconhecimento com negação.
A efetividade da terapia cognitiva, em qualquer momento, depende do grau em que as expectativas do paciente em relação às metas terapeuticas são congruentes com as do terapeuta e que se encontrem no momento ou “time” para que ocorra o incentivo às mudanças e o interesse nos reforços que estas mudança irão fornecer.

Como identificar o transtorno esquizotípico de personalidade. Veja também sobre outros transtorno de personalidade, teste de personalidade, dupla personalidade e testes psicológicos acessando estas categorias neste site.
Os principais sintomas de uma pessoa que sofre de transtorno esquizotípico de personalidade incluem o isolamento social, afeto contraído e inadequado, comportamento inusual, características estranhas ao olhar de outras pessoas, no jeito de vestir, falar, andar e até mesmo dormir ou se alimentar.
O transtorno esquizotípico de personalidade diferencia da esquizofrenia, pois na esquizofrenia muitas vezes estão presentes outras sintomas que incluem o ouvir vozes, comportamento catatônico, sentimentos de grandeza, como falar com Deus, mensageiro, domínio oculto, etc.
As distorções cognitivas no transtorno esquizotípico estão entre as mais severas dentre os transtornos de personalidade. Estas disfunções e distorções incidem em quatro temas ou modalidades.
Em primeiro plano ocorre com muita frequencia ideação paranóide, ou seja, o sujeito acha que alguém está contra ele, ou o está perseguindo, ou ainda tramando algo ruim contra.
A segunda questão cognitiva envolvida refere-se à idéia de que alguns acontecimentos estão relacionados, ou seja, um dependente do outro, por exemplo, acham que por ter virado o chinelo para cima alguém da família vai morrer, ou que se sentir cheiro de flor, algo ruim vai acontecer na família. Eles sustentam estes pensamentos a ponto de acreditar e desenvolver comportamentos na tentativa de se assegurar destas catastrofes, que para eles são reais.
O terceiro pensamento muito comum refere-se a pensamentos e sentimentos envolvendo crenças estranhas aos demais, ou de pensamentos mágicos, como por exemplo, de que alguém morto irá voltar, de que alguém de outro planeta pode estar entrando na terra, etc.
O quarto pensamento que está presente em muitos casos do transtorno de personalidade esquizotípico refere-se a ilusões que para eles são verdadeiras e concretas, por exemplo sombras na parede que acham que seja pessoas de verdade, marcas em borrões de tintas que significam recados enviados por outras pessoas, barulho de estação de rádio que estão dando sinal de invasão terrestre, etc.
Além de apresentarem estes tipos de pensamentos e sentimentos estranhos, eles ainda possuem um jeito estranho e esquisito de comunicarem estes “achados”, pois acabam falando com uma voz estranha, psicodélica ou fatasmagórica, de forma a manter suas ilusões e pensamentos sustentados pelo seu próprio jeito de agir.
O comportamento esquisito da pessoa contribui para o isolamento social, distanciamento de outras pessoas e rejeição, prejudicando ainda mais seu quadro clinico e afastando a possibilidade de tratamento adequado


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POSTADO : 10/08/2013 AS 18HS36

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