reabilitação terceira idade

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

LUTANDO CONTRA A HIPERTENSÃO

EXERCITAR-SE HOJE È COMPENSAR O TEMPO PERDIDO DE ONTEM, PERDEMOS MUITO TEMPO COM COISAS FUTEIS E DEIXAMOS A NOSSA SAUDE DE LADO MAS CONSEGUI ENXERGAR QUE AINDA È POSSIVEL VIVER BEM E MAIS DISPOSTA COM O EXERCICIOS FISICOS HOJE VIVO MELHOR FAÇA A SUA VIDA MELHOR COM PRATICAS SIMPLES E EFICAZ PRATIQUE ESPORTES.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
vamos entender o que è hipertensão arterial sistemica.
  A hipertensão arterial é um dos principais fatores associados ao desenvolvimento de doenças cardiovascular, como ateroscrerose coronariana e insuficiencia cardiaca, bemcomo de outras doenças como insuficiencia renal derrames celebrais. A pesar de tantos maleficios, a hipertensão areterial é ainda muito negligenciada por pacientes e atè mesmo por medicos desavisados. Vários fatores tem contribuido para este descaso, como por exemplo, o fato de que a hipertensão quase sempre não apresenta qualquer sintoma, o que muitas vezes dificulta o diagnostico e a advertencia ao tratamento. A hipertensão arterial é uma doença cronica degenerativa mais comum em nosso meio, estimando-se que sua prevalencia na população adulta seja de 20% a 30%, e contitui um importante fator de risco coronario, estando relacionada a 50% dos óbitos por donças cardiovasculares e a uma maior chance de desenvolver complicações, tais como acidente vascular cerebral ( derrame), infarto do miocardio e insuficiencia cardiaca.
                    
VAMOS SABER QUAL È CAUSA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL?

Existem dois tipos de hipertensão arterial (HA) hipertensão primaria e segundaria. A HA primaria corresponde a 90% dos casos e se carecteriza por não haver uma causa conhecida, os 10%  restantes correspondem a HA secundaria, onde è possivel indentificar-se uma causa a hipertensão, como por exemplo problemas renais, problemas na arteria aorta, tumores, e algumas doenças endocrinas.

COMO È FEITO O DIAGNÒSTICO?
O diagnòstico é feito através de verificasão da pressão arterial, com a juda de esfigmomanômetro. Existem alguns fatores que alteram a presão arterial, portanto uma medida isolada da pressão arterial não é suficiente para diagnóstico, sendo necessário, quando da suspeita de HA, varias verificasões em momentos diferentes do dia Hoje já existe disponivel um sistema de monitorização ambulatorial da pressão arterial, o MAPA, que torna mais facil e certo o diagnóstico da HA, no qual alguns pacientes são submtidos durante 24 horas à medida sistematica de sua pressão arterial, durante varias atividades de seu dia, quando houver a necessidade de indicação mèdica precisa.
       Em termos de valores de pressão arerial, considera-se como normais os valores até 140 para a pressão areterial sistólica (ou máxima) de até 90 para a pressão diastólica (ou minima). A partir destes valores até 159/94 classicam-se como hipertensçao limitrofe, e como hipertensão definida os niveis pressóricos superiores ou iguais a 160/95. apesar dstes critérios, sabe-se quanto maior a pressão arterial ( sistolica ou diastolica) maior sera a mortalidade e as complicações associadas

* A HIPERTENSÃO ARTERIAL TEM CURA?
    Como jà colocado acima, para a grande a maioria dos casos de hipertensão não è possivel indentificar-se a causa, portanto o tratamento tem como objetivo apenas o controle da pressão arterial sendo necessário por todaa vida.È muito comunm que uma pessoa portdora de HA, uma vez tendo controlado sua hipertensão deixe de lado o tratamentopor achar que nãao é mais hipertenso,voltando então aos niveis pressòrcos anteriores. Este é um erro comum. Uma boa orientção no sentido de conscientizar o paciente hipertenso de que nãohá cura, mas sim um controle adequado de sua pressão arterial. A exceção a esta regra seriam aqueles casos de hipertensão secundaria, onde è possivel indentificar-se a causa,na maioria das vezes passivel de tratamento, em teste, possivel a cura.
   
    COM TUDO ISSO A PRATICA DE EXERCICIOS FISICOS DE MEDIA E BAIXA INTENSIDADE DEPENDENDO DE CADA INDIVIDUO É FATO QUE SI PODE SIM PRATICALOS.








       
                
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário