reabilitação terceira idade

sábado, 7 de janeiro de 2012

TRATE BEM O SEU COMPANHEIRO

CORAÇÂO SAUDAVEL

temos uma vida ativa, saudavel, diciplinada significa que estou bem certo,e suponhamos que nada esta acontescendo com a minha saude, mas as vezes o nosso corpo acaba trazendo surpresas para nòs, ai voce começa a si perguntar o que esta havendo, faço tudo de maneira correta, não abuso não bebo,não costumo fumar em fim.
relato essas coisas para voces porque isto aconteceu com a minnha vida passei por um processo repentino e tive que passar por uma cirurgia, mas estou bem, o que quero dizer com isso que nunca é tarde para voce fazer alguma coisa util na sua vida.

DOENÇAS DO CORAÇÃO

                                                 

                                                        O APARELHO CARDIOVASCULAR
O aparelho cardiovascular ou circulatório é um conjunto de órgãos costituido pelo coração, artérias, veias
e pelos vasos capilares, cuja função consiste essencialmente em fazer circular o sangue por todo o corpo, e, por conseguiente, abastecer de oxigênio e de substâncias nutritivas os diferentes tecidos do organismo.
O coração é o órgão central do aparelho circulatório. É um músculo oco de tamanho semelhante ao deum punho, com a forma que lembra um cone irreglar.
Acha - se situado na cavidade torácica, entre os pulmões ; sua posição é oblíqua, de tal forma que o vértice está situado debaixo da mama esquerda e a base atrás do esterno. Suas paredes , formadas por milhares de fibras musculares unidas estreitamente entre si, constituem o miocárdio. O interior da cavidade cardíaca está recoberto pelo endocárdio, membrana que encobre as válvulas situadas entre oscompartimentos cardíacos e na comunicacão destes com os vasos sanguíneo. Todo o conjunto é envolto pelo pericárdio.
O coração é dividido por uma parede muscular, em duas metades que não se comunicam entre si: uma direita e outra esquerda, divididas por uma vez em dois compartimentos: um na parte superior, o átrio superior, e outro na inferior, o ventrículo. Entre cada átrio e seu ventrículo existe um válvula que permite a passagem do sangue do átrio para o ventrículo e impede seu retorno: a válvula situada entre o átrio e o ventrículo da metade direita é a válvula tricúspide, e a situada entre os dois da metade esquerda é a válvula mitral. Existm ainda duas outras válvula, situadas na saída de cada um dos ventrículos:entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar está a válvula pulmonar, e entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta está a válvula aórtica.
O coração é o motor que põe em movimento a corrente sanguínea: recebe o sangue que foi utilizado pelos tecidos para sua nutição, impulsiona- o aos pulmões, onde é purificado, recebe- o novamente e torna a impulsioná - lo aos tecidos.
As artérias são os vasos que distribuem a todo o organismo o sangue oxigenado que sai do coração.
Estafunção é executada por todas as artérias, exceto a artéria pulmonar, que conduz o sangue venoso até os pulmões, a fim de que ele capte o oxigênio necessário para sua purificação. O sangue purificado volta ao coração e é impulsionado através da artéria aorta, a maior dos vasos sanguinéos.A artéria aorta, ao sair do coração, forma um grande arco chamado arco aórtico e subdivide- se em numerosas ramificações que irrigam as diferentes partes do corpo.
A veias são os vasos encarregados de devolver ao coração o sangue procedente dos tecidos: uma vez que o sangue foi utilizado por estes para sua nutrição, reúne- se na veia cava para chegar ao coração.Constituem exeção a tudo isso as veias pulmonares que, em número de quatro,devolvem ao coração, depois de purificado, o sangue que foi levado aos pulmões pela artéria pulmonar.
Os vasos capilares sãovasos microscópicos que resultam da progressiva divisão das artérias; através deles, realizam-se as trocas entre o sangue e as células. Os capilares confluem de novo para formar as veias que devolvem o sangue ao coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário