reabilitação terceira idade

quinta-feira, 11 de abril de 2013

ARTROSE

Artrose

A artrose caracteriza-se como um distúrbio degenerativo das cartilagens. É uma das formas mais frequentes de reumatismo, doença das articulações, músculos, tendões e ligamentos. Neste artigo vamos falar um pouco a respeito da artrose considerando os seguintes tópicos:
 
  • O que é artrose;
  • Como se adquire;
  • Quais são os sintomas;
  • Como é feito o diagnóstico;
  • Como é o tratamento;
  • Como prevenir.
 

O que é artrose?

Também conhecida por osteoartrire, a artrose é uma degeneração não inflamatória das cartilagens. A cartilagem é o tecido que reveste um osso e faz com que o mesmo se articule a outro. Este tecido é rico em proteínas, em células e fibras colágenas e atua como um amortecedor.
É uma doença mais comum de acontecer em pessoas com mais de 30 anos de idade. Os joelhos e a coluna costumam ser os locais mais agredidos, entretanto, o problema pode se desenvolver em qualquer articulação. A artrose possui inúmeras causas e a intensidade e a extensão pode variar bastante.
dores artrose
 

Como se adquire?

Movimentos repetitivos e a idade são os principais fatores de desenvolvimento da artrose. Com o passar dos anos o tecido das articulações vai envelhecendo de forma natural. Este se torna mais rígido, ressecado e gasto. Desta forma, o movimento fica dificultado e doloroso. Movimentos repetitivos ou a prática incorreta de atividades físicas pode agredir bastante o tecido das articulações.
Obesidade também costuma agredir as cartilagens, pois as regiões do quadril e do joelho acabam recebem excesso de peso durante anos. Fatores climáticos, genéticos e endócrinos também são explicações para o surgimento de quadros de artrose. Diabetes e hipotireoidismo, por exemplo, favorecem a complicação.
Os locais mais acometidos são, geralmente, joelhos e coluna. O quadril também é uma área muito afetada, assim como os dedos. Recentes cirurgias e ferimentos diversos também podem acabar deixando indivíduos mais predispostos à artrose.
 

Quais são os sintomas?

artroseEsta é uma doença bastante comum, principalmente em pessoas com mais idade. A partir dos 40, 50 anos, por exemplo, é normal que surjam dores diversas em uma série de articulações. Nas mulheres é algo muito frequente após o início da menopausa.
Algumas artroses podem ser totalmente assintomáticas. A piora costuma ser progressiva com períodos subjetivos de melhora. Na grande maioria dos casos nota-se rigidez nas juntas, dores, deformações nas articulações e dificuldade na realização de movimentos. Em repouso as dores tendem a melhorar. Estas costumam ser mais intensas na parte da manhã. Baixas temperaturas, geralmente, pioraram a situação dos sintomas mencionados acima.
 

Como é feito o diagnóstico?

Através de um exame clínico e da história do paciente o médica levanta suspeitas de um quadro de artrose. Casos anteriores em membros da família, a idade e outros detalhes da vida do paciente podem ajudar muito no diagnóstico. Além disto, uma análise da força muscular e das articulações é de extrema importância para a conclusão do caso. Exames como o de raio-x e o de ressonância magnética podem ser solicitados. Após a certeza do diagnóstico, o tratamento deve ser iniciado o quanto antes.
 

Como é o tratamento?

Este possui, principalmente, a finalidade de reduzir os sintomas. A artrose é uma doença que piora com o tempo e que não possui cura. Entretanto, é possível tomar algumas medidas que retardam a progressão e diminuem os sintomas.
Medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios ajudam a controlar as dores, assim como alguns corticoides. Aplicação de calor local e exercícios físicos sob a supervisão de um fisioterapeuta ajudam a fortalecer a musculatura e a diminuir a dor. Dispositivos como órteses mantém as articulações alinhadas e evitam movimentos indevidos.  Intervenções cirúrgicas podem ser necessárias em alguns casos.
artrose na coluna
 

Como prevenir?

Manter o peso ideal e realizar atividades físicas somente junto a algum especialista ajuda na prevenção da artrose. Movimentos repetitivos devem ser evitados. Fatores genéticos e envelhecimento contribuem para um quadro de artrose, portanto, recomenda-se a ida frequente a médicos e a realização de exames de rotina.
Nunca faça automedicações. O uso indevido de remédios pode gerar sérias complicações de saúde. O corpo também precisa de repouso, portanto, respeite o tempo de reconstituição do seu organismo. Diante de quaisquer sintomas, procure imediatamente um profissional da saúde, somente este saberá indicar corretamente a melhor medida a ser tomada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário