reabilitação terceira idade

sábado, 6 de abril de 2013

ESPAÇO DA COLUNA

Todo mundo já sabe a importância da prática de atividades físicas. E os benefícios aumentam terceira idade atividades
proporcionalmente com o tempo: quanto mais se pratica atividade física durante a vida, menores serão as chances de se desenvolver doenças crônico-degenerativas. Mas se você foi sedentário, calma! A prática de exercícios na terceira idade também proporciona melhoras em diversos aspectos.
Na terceira idade, a atividade física ajuda no combate à obesidade, evitando também o surgimento da diabetes, reduz a perda de massa óssea, diminui os riscos de quedas e de fraturas, melhora da capacidade aeróbica, redução das dores existentes nas doenças como artrose, problemas na coluna, tendinite e artrite. Ela ajuda também no aumento da flexibilidade, velocidade ao andar, diminui o risco de doenças cardiovasculares, controla a diabetes e apresenta sensação de bem-estar e autoestima. Além disso tudo, a prática de exercícios aumenta a autonomia, promove maior sociabilidade e independência pessoal, previne o surgimento de doenças relacionados ao envelhecimento, aumento do bem-estar, diminuição da depressão e da ansiedade e controle de peso corporal.
As pessoas nessa fase da vida devem procurar um médico antes de iniciar qualquer atividade, por mais simples que ela possa parecer. Esse profissional irá fazer uma avaliação clínica completa, que irá estabelecer os limites ou não para determinada atividade. Recebendo a aprovação do médico, o próximo passo é procurar orientação de profissionais de educação física, escolher o exercício que mais agrada e, principalmente, respeitar os próprios limites.
Essas atividades irão trazer benefícios em três aspectos:
- Social: aumenta a interação entre os indivíduos da mesma idade e os insere na sociedade;
- Psicológico e/ou neurológico: exercícios melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão e estimulam a memória e a aprendizagem;
- Físico: aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea. Também diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue), entre outros benefícios.

Genericamente, recomenda-se para o idoso exercícios do tipo aeróbio, de musculação e de flexibilidade, pois são capacidades que sofrem significativo declínio com o avançar da idade. Porém, eles devem ser feitos com moderação. Caso contrário, pode ocorrer um desgaste das articulações, causando artrose, um problema que provoca dor, deformações e limitação dos movimentos. A freqüência pode variar de uma a três vezes por semana, com média de duração para cada sessão de 20 a 60 minutos.
Conheça as atividades mais recomendadas e os seus benefícios:
- Natação: aumenta a disposição no dia a dia, melhora a musculatura do abdômen e do assoalho pélvico, diminuindo a incontinência urinária, e ajuda na realização de atividades simples que antes eram difíceis, como varrer um cômodo da casa.
- Pilates: aumenta a força, a flexibilidade e o controle muscular, melhora a capacidade respiratória, corrige a postura, fortalece os músculos, previnelesões, aumenta a autoestima e diminui as dores musculares.
- Musculação: diminui as dores causadas pela artrose nos joelhos, ajuda no tratamento contra artrose, osteoporose e insuficiência cardíaca, auxilia na flexibilidade e nas atividades diárias, fortalece a musculatura (perdida após os 50 anos).
- Dança: a música, as mãos dadas e o balançar rítmico dos corpos geram sentimentos positivos de carinho, paz e amizade. Durante as aulas, os bloqueios emocionais diminuem, facilitando a interação biopsicossocial. Minimiza a depressão e a pressão alta, a ponto de diminuir a medicação usada para o tratamento.
- Hidroginástica: além de causar pouco impacto, pois é realizada na água, melhora do sistema cardiorrespiratório e cardiovascular, diminui a gordura corporal, aumenta a massa muscular e a autoestima, melhora a insônia, a coordenação motora e a força muscular e diminui a necessidade de medicamentos.


Esta entrada foi publicada em Terceira Idade e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Cerca de 25% dos medicamentos vendidos são utilizados por pessoas da terceira idade. Porém, em muitos casos, esses remédios não são ingeridos por orientação médica e são usados de maneira contínua e sem critérios. Entre os mais comuns estão laxantes, antiácidos, vitaminas e anti-gripais, que à primeira vista podem parecer inofensivos, porém ao serem associados a outros medicamentos podem causar consequências indesejáveis.
A automedicação é um hábito prejudicial, principalmente na terceira idade. Nessa fase da vida, os riscos aumentam porque a maioria dos remédios são pesquisados e desenvolvidos com base em estudos realizados em pessoas jovens. As substâncias químicas reagem de uma forma diferente nos organismos dos idosos, com absorção e distribuição diferenciadas, podendo produzir efeitos indesejáveis. Os efeitos colaterais e os sintomas proporcionados pela automedicação podem confundir o quadro clínico, promover o acúmulo das substâncias e acentuar determinadas tendências.
Por conta dessas consequências da ingestão de remédios sem a recomendação prévia de um médico, é comum os idosos procurarem ajuda por achar que estão com sintomas de determinadas doenças, porém, esses sinais são, muitas vezes, decorrentes do uso incorreto de medicação.
Assim, é importante usar os medicamentos de forma criteriosa, evitando o uso concomitante de várias substâncias, e sempre seguindo a prescrição do médico, inclusive na dosagem sugerida. Ao receber uma prescrição, o paciente deve se informar sobre todas as consequências que o medicamente proporciona e nunca deve indicá-lo a outra pessoa.
Distúrbios de estômago e fígado, por exemplo, podem afetar a absorção e a resposta ao medicamento. Já o uso simultâneo de vários medicamentos podem causar outros distúrbios. O uso continuado de cortisona, por exemplo, leva a perda de potássio, aumentando o risco de arritmias do coração em pessoas que também fazem uso de digitálicos. Tranquilizantes e antialérgicos aumentam o apetite, enquanto digitálicos e antiinflamatórios levam a perda da fome.
Principais cuidados que devem ser tomados ao utilizar medicamento na terceira idade:
- Recorra aos medicamentos apenas quando hover real necessidade, dando preferência a tratamentos que não utilizam medicamentos, como a fisioterapia, atividades físicas e até socialização: conversar com amigos e familiares, passear, viajar etc.
- As doses devem ser tomadas de acordo com a indicação do médico, obedecendo horários e quantidade de dias receitados.
- O tempo de tratamento deve ser definido junto ao médico, não prolongando-o sem a recomendação médica.
- Sempre procurar saber com detalhes os possíveis efeitos colaterais do medicamento.
- Informar ao médico os medicamentos que já estão sendo utilizados para que não haja reações entre os que serão prescritos.
- Evite o uso prolongado de medicamentos sintomáticos, como tranqüilizantes, soníferos, vasoconstritores nasais, vasodilatadores etc.
- Nenhum medicamento deve ser tomado “para o resto da vida”. Toda medicação deve ser reavaliada periodicamente, tanto em função do tipo de medicamento como também de sua dosagem.
Esta entrada foi publicada em Terceira Idade e marcada com a tag . Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Quais são as mudanças mais comuns no condicionamento físico na terceira idade?
O aumento na quantidade de gordura no organismo, diminuição da força muscular e diminuição da massa muscular, osteoporose (diminuição da massa óssea), ligamentos e tendões mais fracos, diminuição dos reflexos de ação e reação, diminuição da coordenação, habilidade motora e da aptidão física.
 
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por anormalidades do equilíbrio, fraqueza muscular e etc. Quais exercícios são os mais indicados para a prevenção de quedas?
Os exercícios mais indicados são aqueles que proporcionam fortalecimento de músculos das pernas e costas e que melhoram a velocidade de andar e a mobilidade. Para isso, atividades como musculação, pilates, hidroginástica, natação e dança.
 
Quais são as doenças que mais acometem os idosos por causa do sedentarismo?
A terceira idade vem acompanhada de algumas doenças, como artrite, tendinite, artrose e problemas de coluna.
 
Quais são os benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade?
Fazer exercícios traz benefícios em qualquer idade, melhorando muito a qualidade de vida. Longevidade e qualidade de vida têm tudo a ver, pois todos desejam viver muito, mas com saúde, bem estar, um bom condicionamento físico e se possível no seu peso ideal. Existem muitas evidências científicas que preconizam os benefícios de uma atividade física aeróbia regular, entre elas destacam-se: a melhora do bem-estar geral; melhora da saúde física e psicológica; ajuda a controlar condições específicas como o estresse, a obesidade e doenças como diabetes.
 
Quero iniciar uma atividade física. O que devo fazer?
Pessoas de todas as idades devem ser avaliadas por um cardiologista antes de começar uma atividade física. Os cuidados para o início do exercício são fundamentais e proporcionam um melhor aproveitamento do exercício. Também vale lembrar que o acompanhamento de um profissional é sempre importante
 
Existem exercícios que prejudicam a saúde do idoso?
Apesar de poucos, os malefícios são existentes. O exagero da atividade física, ao invés de melhorar o condicionamento físico, pode sim prejudicá-lo. Assim como uma dieta, o exercício físico tem que ser regrado e moderado pra que haja a esperada melhora.
 
Além de atividades físicas, o que pode ajudar o idoso a ter uma maior qualidade de vida?
Prática regular de atividades aeróbicas e exercícios, sempre de acordo com as limitações físicas e com orientação especializada, contribui para a conservação da saúde. Visitas regulares ao médico são fundamentais para prevenir, diagnosticar e tratar possíveis doenças que possam diminuir a qualidade de vida. A qualidade de vida na terceira idade pode ser definida na manutenção da saúde, em seu maior nível possível, em todos os aspectos da vida humana: físico, social, psíquico e espiritual.
 
Quais exercícios físicos na terceira idade são mais eficazes?
Na terceira idade os exercícios que atuam revertendo perdas como a da massa óssea, muscular e força, são os mais eficazes já que contribuem para uma maior autonomia funcional. O baixo risco de lesões, controle de freqüência cardíaca e pressão arterial são fatores que tornam certos exercícios seguros, portanto preferíveis nesta faixa etária. O que gera uma sensação agradável e de bem-estar deve envolver o indivíduo pra que este se sinta motivado a progredir com os exercícios.
 
Qual é a importância da família e do convívio social para o idoso?
É necessário que haja a conscientização por parte dos familiares e até mesmo do próprio idoso sobre a importância de se praticar algum tipo de atividade física na 3ª idade para que se tenha uma qualidade de vida melhor nessa fase da vida. Qualidade de vida é principalmente, a preservação do prazer em todos os seus aspectos possíveis.
Esta entrada foi publicada em Terceira Idade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Veja abaixo os conteúdos especiais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário