reabilitação terceira idade

quinta-feira, 18 de abril de 2013

PSICOLOGIA MOMENTOA DE REFLETIR NOS NOSSOS ATOS



BRIGAS DOS PAIS AFETAM OS RELACIONAMENTOS DOS FILHOS ATÉ A VIDA ADULTA
Crianças que presenciam brigas violentas dos pais têm mais dificuldades em se relacionar











ESSE TRAUMA FICA DURANTE Á VIDA TODA SE NÃO HOUVER UM TRATAMENTO , ISSO VAI AFETAR EM SEU DESENVOLVIMENTO FISICO E MENTAL , IMAGINE ESSA CRIANÇA NA ESCOLA COMO SERÁ O SEU DESENPENHO , ATITUDES COM SEUS COLEGAS DE SALA DE AULA ATÉ MESMO COM O PROFESSOR . MUITOS FATOS NÓS RELATAMOS ATÉ OUVIMOS MAS NÃO SABEMOS COMO AGIR MEDIANTE ESSA SITUAÇÃO
UMA BOA PARTE DESSAS CRIANÇAS OU ATÉ MESMO ADOLESCENTES PARTEM PARA USO DE SUBSTÂNCIA QUIMICAS , O ÁLCOOL E AGRESSÕES VERBAIS E FISICAS VEMOS HOJE DENTRO DAS SALAS DE AULAS ALUNOS SE AGREDINDO SE MATANDO A TROCO DE NADA ESSE É UM PROBLEMA QUE VEM DA SUA EDUCAÇÃO FAMILIAR E MUITAS VEZES OS PAÍS NÃO CONSEGUEM INDENTIFICAR O PROBLEMA POR FALTA DE TEMPO PELO FATO DE TRABALHAR DEMAIS E NÃO ACOMPANHA O DESENVOLVIMENTO DO SEU FILHO ATÉ QUE ACONTEÇA O PIOR , SE ESTIVER HAVENDO UM DESCONTROLE EM SUA FAMILIA PROCURE AJUDA PARA QUE SEU FILHO NÃO VENHA A SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS FUTURAS .

Você pode não se dar conta, mas discussões de casal diante dos filhos podem marcá-los para sempre. Foi exatamente isso o que aconteceu com Paula (que prefere não revelar o nome), relações-públicas que mora em São Paulo e tem 30 anos. Emocionada, ela garante não acreditar mais no amor. Para ela, um dos motivos de sua vida amorosa ser tumultuada é resultado dos exemplos que teve em casa: constantes confrontos dos pais e a separação dos dois.

“Eles acabaram com o casamento deles e eu com o meu, no ano seguinte. Fiquei tão passada quando descobri uma traição do meu pai que acabei fazendo do problema deles o meu. Conclusão: meu ex não aguentou tanta pressão”, resume. Namorando há três anos outra pessoa, Paula diz ter a impressão de que a relação não vai decolar. “Quando me lembro das brigas que presenciei na minha infância e na adolescência, acho que não casarei e nem terei filhos”, diz ela, que afirma lutar contra esses pensamentos, mas é difícil não associar família a um ambiente conturbado.


DEPOIMENTOS DE CRIANÇAS

Queria que meus pais parassem de gritar comigo e minha mãe parasse de me xingar.” (menina de 6 anos - caso


Queria que meus pais parassem de brigar entre eles e meu irmão não brigasse tanto comigo.” (menino de 5 anos


“Queria que meus pais não me batessem mais.” (menina de 7 anos




COMPORTAMENTO DAS CRIANÇAS DIANTE DA RELAÇÃO CONJUGAL DOS PAIS
Quanto melhor a interação familiar, menos estressante é a relação entre pais e filhos
Quanto mais as crianças percebem a desarmonia dos pais, menos regras os adultos colocam e mais elas são consideradas "difíceis" por eles
Quanto mais as crianças percebem um clima conjugal negativo, menor o índice de habilidades sociais
Quanto mais estressante a vida do casal, mais frequentes as punições físicas em relação às crianças
Crianças cujos pais têm uma relação harmônico têm melhores relacionamentos com os amigos


Thinkstock


NÃO DEIXE CHEGAR Á ESSE PONTO
Eu cresci em meio a um meio cheio de brigas, a violência, inicialmente era apenas verbal, mas após um tempo evoluiu para agressões físicas. Acredito sim que isso prejudicou bastante o meu desenvolvimento social. Foi muito difícil superar certos traumas causados para as seguidas discussões. Hoje me sinto mais seguro referente ao mundo, porem certas marcas nunca serão apagadas, vejo que minha irmã do meio pode ter sido a mais prejudicada. É visível seus transtornos psicológicos. Muitas vezes os pais não dão tanta importância a pequenas atitudes do seu dia a dia, porém seus resultados no futuro podem ser muito prejudiciais... Hoje também não consigo ter um relacionamento estável, já me relacionei com mulheres que julgo perfeitas, porem tenho dificuldades para lidar com certas atitudes, não converso com meu Pai a 5 anos, não que tenha raiva dele, mas não sinto nenhum sentimento por ele...


O interessante é que esta pesquisa tem como alvo a cabeça dos filhos. Algo que está fora de questão na vida dos casais "moderninhos". "Meu filho tem tudo - dizem - estuda na melhor escola, faz inglês, natação, compro as melhores roupas (cadê o pai/mãe?. Só pagam a conta).....". "E eu sou uma pessoa de muita personalidade. Sou profissional de respeito, me imponho em todas as situações (inclusive diante do cônjuge)". "Quando entro numa briga não deixo barato". É o individualismo que manda, são os "valores"(?) enaltecidos dentro das empresas, onde os filhos são "concorrentes" na disputa pela dedicação dos pais. vi outras consequências do desajuste familiar, mais especificamente, na vida profissional dos filhos.


O encontro objetiva promover uma reflexão sobre as mudanças comportamentais da família contemporânea, refletir sobre a qualidade do tempo desprendido na relação pais e filhos. Ao mesmo reconhecer que o investimento em uma vida pessoal, familiar e profissional mais equilibrada é o fator diferencial de sucesso e o grande desafio a ser vencido diante da crise de valores instaurada.


Conflitos de relacionamento entre pais e filhos

O conflito entre pais e filhos vem se tornando algo cada vez mais comum. A atual juventude possui uma maneira completamente diferente de compreender o mundo do que a geração passada. Talvez, esse seja o principal motivo de tantas discussões e desavenças.
Na adolescência, a situação fica ainda mais complicada. Durante essa fase, o jovem começa a achar que é dono do próprio nariz e que pode fazer tudo o que tiver vontade. Aí, ele acaba indo de encontro aos seus pais, que querem alertá-lo sobre os perigos existentes no mundo lá fora.
Para isso, eles acabam criando normas extremamente rígidas, o que provoca um sentimento de revolta no garoto. O ideal é que os pais compreendam o momento que o filho está passando e saibam como lidar com esse tipo de situação. Um diálogo franco e aberto é a melhor forma de evitar que o jovem tome os caminhos errados















WWW.REABILITACAODESAUDE.BLOGSPOT.COM
EMAIL : NELSON_ENFERMAGEM@HOTMAIL.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário